PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nova Chevrolet Montana: desvendamos a picape que chega para desafiar a Toro

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do Uol

08/06/2022 04h00

A nova Chevrolet Montana já é divulgada de forma oficial pelo fabricante, que tem soltado teasers sobre seu processo de desenvolvimento. No entanto, como é de praxe, as informações mais sensíveis ainda não são divulgadas. Mas não tem problema, a coluna antecipa algumas delas.

Os que acompanham o mundo automotivo devem ter visto que o braço chinês da General Motors revelou semanas atrás o Chevrolet Tracker RS com um painel exclusivo com direito a quadro de instrumentos digital ladeado pela central multimídia. Pois bem, esse recurso será usado na nova Chevrolet Montana 2023.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

De acordo com nossas apurações, o painel será basicamente o mesmo do Tracker. Mas o quadro de instrumentos será digital integrado com a central multimídia. Porém, o resto do conjunto será idêntico ao do Tracker, o que muda é uma ou outra textura de acabamento.

Painel do Tracker RS - Chevrolet/Divulgação - Chevrolet/Divulgação
Painel do Chevrolet Tracker RS indica como será o cluster da nova Chevrolet Montana
Imagem: Chevrolet/Divulgação

O freio de estacionamento continuará a ser com acionamento manual e o console central será basicamente o mesmo do Tracker. As forrações de porta da nova Montana devem ser as mesmas do SUV, assim como os bancos dianteiros.

Do Tracker, a nova Montana que chegará como modelo 2023 terá a mesma arquitetura eletrônica e de segurança, ou seja o pacote de segurança será completo como no SUV incluindo os seis airbags de série em todas as versões.

Com peso próximo ao Tracker, o sistema de freios da nova Chevrolet Montana será o mesmo do SUV, assim a picape manterá os freios a tambor na traseira.

Motor 1.2 do Tracker

A Chevrolet Montana 2023 não terá outro motor no Brasil além do 1.2 Turbo Flex do Tracker. Fontes afirmam que não há outro disponível no país para equipar a picape. A única diferença é que na Montana, o motor 1.2 trabalhará em conjunto com com câmbio manual de seis marchas, além do automático de seis.

O motor 1.2 não terá ganho de potência e torque. Serão 132 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 19,4 kgfm a 2.000 rpm com gasolina no tanque. Com etanol, a potência é de 133 cv a 5.500 rpm e torque de 21,4 kgfm a 2.000 rpm.

Montana 2023 - Chevrolet/Divulgação - Chevrolet/Divulgação
Protótipo Chevrolet Montana
Imagem: Chevrolet/Divulgação

Visual

De olho na Fiat Toro, a nova Montana 2023 se inspira na rival e terá conjunto óptico duplo com luzes de condução diurna alojadas próximo ao capô e os faróis principais ficarão um pouco abaixo ao lado da enorme grade com elementos filetados.

Na traseira, a picape terá lanternas horizontais que não invadem a tampa da caçamba, como nos Peugeot 208, uma aplique em black piano liga o conjunto de luzes. Uma das soluções na caçamba da nova Chevrolet Montana 2023 serão os compartimentos de carga nas laterais da caçamba como os usados nas picapes Ram.

O lançamento comercial da nova Montana será em janeiro de 2023 e o carro chegará nas lojas em fevereiro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.