PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Polo eTSI: Volkswagen lançará seu primeiro modelo híbrido flex no Brasil

Volkswagen Polo eTSI é flagrado em São Paulo - Diogo Dias/Arquivo Pessoal
Volkswagen Polo eTSI é flagrado em São Paulo Imagem: Diogo Dias/Arquivo Pessoal
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do UOL

04/05/2022 11h29

O Volkswagen Polo eTSI, primeiro híbrido flex da marca, será a grande novidade da linha reestilizada. Era para ser surpresa se não fosse o olhar atento do amigo Diogo Dias, que surpreendeu um comboio de protótipos às margens da rodovia Carvalho Pinto, em São Paulo. Em contato com a coluna, a marca oficialmente nega que lançará o modelo por aqui.

O protótipo na cor preta poderia até passar batido, no entanto a presença de executivos alemães junto aos colaboradores brasileiros da Volkswagen acabaram chamando a atenção para detalhes que revelaram a identidade do Polo eTSI. Suas rodas de desenho exclusivo e mais fechadas para diminuir o arrasto ajudaram a desvendar o híbrido flex, elas inclusive seguem o estilo do Gol eTSI.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A própria Volkswagen já confirmou que desenvolve a tecnologia para o Brasil, só que ninguém esperava que ela fosse começar por agora. O Polo eTSI será um híbrido leve com bateria de 48 V. O motor elétrico não impulsiona o carro, mas auxilia na redução de consumo de combustível.

Volkswagen Polo eTSI é flagrado em São Paulo - Diogo Dias/Arquivo Pessoal - Diogo Dias/Arquivo Pessoal
Imagem: Diogo Dias/Arquivo Pessoal

A bateria de íons de lítio do sistema é compacta e adiciona pouco peso ao modelo. Ela é responsável por alimentar o sistema elétrico de 12 V. O motor elétrico do sistema híbrido leve do Polo eTSI tem dupla função e atua como motor de arranque e alternador.

Ele auxilia na partida do carro e também é responsável por fornecer energia a todos os sistemas do carro. É ligado ao sistema Start&Stop, sendo responsável por religar o motor nas paradas do automóvel.

Na Europa, o sistema híbrido é ligado aos motores 1.0 TSI ou 1.5 TSI movidos a gasolina. Não importando qual motorização, o sistema elétrico é sempre o mesmo.

Por aqui, ele será ligado ao motor 1.0 TSI ou 200 TSI, o torque de 20,4 kgfm será mantido. Em números atuais, a potência com etanol é de 128 cv e 116 cv com gasolina que podem ser revistos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.