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Polo eTSI: Volkswagen lançará seu primeiro modelo híbrido flex no Brasil

Volkswagen Polo eTSI é flagrado em São Paulo - Diogo Dias/Arquivo Pessoal
Volkswagen Polo eTSI é flagrado em São Paulo Imagem: Diogo Dias/Arquivo Pessoal

Colunista do UOL

04/05/2022 11h29

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O Volkswagen Polo eTSI, primeiro híbrido flex da marca, será a grande novidade da linha reestilizada. Era para ser surpresa se não fosse o olhar atento do amigo Diogo Dias, que surpreendeu um comboio de protótipos às margens da rodovia Carvalho Pinto, em São Paulo. Em contato com a coluna, a marca oficialmente nega que lançará o modelo por aqui.

O protótipo na cor preta poderia até passar batido, no entanto a presença de executivos alemães junto aos colaboradores brasileiros da Volkswagen acabaram chamando a atenção para detalhes que revelaram a identidade do Polo eTSI. Suas rodas de desenho exclusivo e mais fechadas para diminuir o arrasto ajudaram a desvendar o híbrido flex, elas inclusive seguem o estilo do Gol eTSI.

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A própria Volkswagen já confirmou que desenvolve a tecnologia para o Brasil, só que ninguém esperava que ela fosse começar por agora. O Polo eTSI será um híbrido leve com bateria de 48 V. O motor elétrico não impulsiona o carro, mas auxilia na redução de consumo de combustível.

Volkswagen Polo eTSI é flagrado em São Paulo - Diogo Dias/Arquivo Pessoal - Diogo Dias/Arquivo Pessoal
Imagem: Diogo Dias/Arquivo Pessoal

A bateria de íons de lítio do sistema é compacta e adiciona pouco peso ao modelo. Ela é responsável por alimentar o sistema elétrico de 12 V. O motor elétrico do sistema híbrido leve do Polo eTSI tem dupla função e atua como motor de arranque e alternador.

Ele auxilia na partida do carro e também é responsável por fornecer energia a todos os sistemas do carro. É ligado ao sistema Start&Stop, sendo responsável por religar o motor nas paradas do automóvel.

Na Europa, o sistema híbrido é ligado aos motores 1.0 TSI ou 1.5 TSI movidos a gasolina. Não importando qual motorização, o sistema elétrico é sempre o mesmo.

Por aqui, ele será ligado ao motor 1.0 TSI ou 200 TSI, o torque de 20,4 kgfm será mantido. Em números atuais, a potência com etanol é de 128 cv e 116 cv com gasolina que podem ser revistos.

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