PUBLICIDADE
Topo

Novo SUV da Fiat: desvendamos o Pulse cupê que chega para encarar o Nivus

Versão cupê do Pulse estreia dentro de cerca de 2 meses com forte inspiração no conceito Fastback, exibido em 2018; novo SUV não deve manter frente da picape Toro - Vitor Matsubara/UOL
Versão cupê do Pulse estreia dentro de cerca de 2 meses com forte inspiração no conceito Fastback, exibido em 2018; novo SUV não deve manter frente da picape Toro
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/05/2022 04h00Atualizada em 06/05/2022 20h07

A Fiat levou cerca de seis meses para assumir a liderança do mercado de SUVs com o Pulse, lançado em outubro do ano passado. Agora, a marca italiana está prestes a revelar seu segundo utilitário esportivo com fabricação nacional, que chega às concessionárias no começo do segundo semestre.

A informação é de Herlander Zola, responsável pela marca Fiat na América do Sul, que conversou com UOL Carros a respeito do modelo inédito. Na entrevista exclusiva, ele confirma que o novo SUV terá perfil de cupê e visual derivado do conceito Fastback, que a montadora exibiu pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"O próximo SUV da Fiat será inspirado no Fastback, porém com dimensões diferentes. Terá design surpreendente e bom porta-malas, extremamente funcional, como em sedãs", diz Zola, segundo o qual protótipos têm sido "muito bem avaliados" em clínicas promovidas com potenciais clientes.

Traseira do próximo SUV da Fiat será parecida com a exibida pelo conceito de 2018, com lanternas esguias - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Traseira do próximo SUV da Fiat será parecida com a exibida pelo conceito de 2018, com lanternas esguias
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Ainda de acordo com o executivo, o SUV cupê terá versões na mesma faixa de preço de outros produtos da Stellantis, dona da Fiat. Essa sobreposição inclui o Jeep Renegade, hoje comercializado por valores entre R$ 123.908 e R$ 164.136, informa.

"Em relação ao Renegade, o novo SUV da Fiat terá um caráter mais esportivo e urbano".

Dessa forma, o próximo utilitário esportivo da fabricante italiana será posicionado acima do Pulse, que hoje parte de R$ 89.990 e chega a R$ 125.590.

Volkswagen Nivus será rival

Fotos da cabine do 2º SUV da Fiat vazaram recentemente, evidenciando o parentesco com Fiat Pulse - Reprodução/@fca_fan_brazil/Instagram - Reprodução/@fca_fan_brazil/Instagram
Fotos da cabine do 2º SUV da Fiat vazaram recentemente, evidenciando o parentesco com Fiat Pulse
Imagem: Reprodução/@fca_fan_brazil/Instagram

Sem entrar em detalhes, Herlander Zola acrescenta que o VW Nivus, outro SUV com estilo de cupê, será um concorrente.

Com essas informações, somadas ao que já sabíamos, podemos adiantar que o segundo utilitário esportivo da Fiat, ainda sem nome, cumprirá o papel de cupê do Pulse - com o qual vai compartilhar base mecânica e estrutural.

Isso significa que, à exceção de alguns detalhes estilísticos, o SUV cupê será essencialmente idêntico ao Pulse até a coluna central, contudo com carroceria alongada após as rodas de trás para ampliar a capacidade do porta-malas e proporcionar uma aparência esportiva, com teto mais curvado na seção traseira.

Não por acaso, trata-se da mesma fórmula adotada pelo Nivus.

Novo utilitário esportivo da Fiat vai adotar fórmula parecida com a adotada pelo Volkswagen Nivus - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Novo utilitário esportivo da Fiat vai adotar fórmula parecida com a adotada pelo Volkswagen Nivus
Imagem: Marcos Camargo/UOL

De acordo com o colunista de UOL Carros Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, a distância entre-eixos será a mesma do Pulse (2,53 m), o que significa espaço semelhante para os passageiros. Já o compartimento de bagagens, afirma Vidal, terá mais espaço do que o do Fiat Cronos, de 525 litros.

O parentesco direto do novo SUV da Fiat com o Pulse ficou evidente em fotos da respectiva cabine, recentemente vazadas pelo perfil @fca_fan_brazil no Instagram. Essas imagens mostram vários elementos em comum, como volante, comandos do ar-condicionado e painel de instrumentos digital, enquanto o cupê contará com a opção de freio de estacionamento eletrônico e função auto hold - contra freio de mão convencional no Pulse.

Siga o UOL Carros no

Para se distanciar ainda mais do Pulse, o cupê deverá dispensar o motor 1.3 aspirado nas versões de entrada para ser oferecido apenas com motorização turbo flex; as configurações mais simples virão com o propulsor 1.0 de até 130 cv e 20,4 kgfm, enquanto as mais caras trarão o 1.3 turbinado de 185 cv e 27,5 kgfm. A transmissão será CVT com o propulsor menor e automática convencional de seis marchas com o maior, segundo apuração de Vidal.

Zola informa que, além da chegada do novo utilitário esportivo, "em breve" o sedã compacto Cronos vai ganhar novas versões.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.