PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

VW Gol morre já em 2022 e terá edição de despedida por mais de R$ 100 mil

Edição final do Gol será mais incrementada em termos de equipamentos de série e visual; na foto, a versão convencional do hatch - Reprodução
Edição final do Gol será mais incrementada em termos de equipamentos de série e visual; na foto, a versão convencional do hatch Imagem: Reprodução
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do UOL

22/03/2022 16h16

A sobrevida do Volkswagen Gol não se estenderá até o fim de 2023 como se imaginava. A história do hatch de maior sucesso no mercado brasileiro se encerrará em 2022. O site Autos Segredos, deste colunista, apurou com exclusividade que a edição de despedida do Gol será produzida entre agosto e novembro.

A exclusividade será limitada a 1.000 unidades e para quem achou os R$ 85 mil pedidos pelo Fiat Uno Ciao muito alto, tome cuidado para não cair da cadeira, o Gol terá preço acima dos R$ 100 mil.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O VW Gol em sua edição de despedida manterá o motor 1.0 MPI com 75 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 9,7 kgfm a 3.000 rpm com gasolina no tanque. Já com etanol a potência é de 84 cv a 6.250 rpm e torque de 10,4 kgfm a 3.000 rpm. O motor é ligado ao câmbio manual de cinco marchas.

Gol já não é mais vendido com motor 1.6 nem câmbio automático; hatch poderá voltar como SUV compacto? - Divulgação - Divulgação
Gol já não é mais vendido com motor 1.6 nem câmbio automático; hatch poderá voltar como SUV compacto?
Imagem: Divulgação

Ele será mais incrementado em termos de equipamento de série e visual. A edição de despedida do VW Gol terá vidros elétricos nas quatro, portas, travas elétricas, rodas de liga leve de 15 polegadas, ar-condicionado, direção hidráulica, volante multifuncional com comando do sistema de som e "I-System", sensor de estacionamento traseiro, sistema de som touchscreen "Composition Touch" com APP-Connect, entre outros equipamentos de série.

No visual, a edição de despedida do VW Gol terá adesivos alusivos à série de encerramento de produção. Ainda não há nome definido, mas no México, o Fusca teve em 2003, o Última Edición e em 2013, no Brasil, a marca comercializou a Kombi Last Edition.

Assim como a Kombi Last Editon, a edição de despedida do VW Gol também será comercializada em uma única opção de cor.

Polo Track vai substituir Gol

Confirmado, Polo Track será feito em Taubaté (SP) como substituto do Gol como modelo da entrada da VW - Divulgação - Divulgação
Confirmado, Polo Track será feito em Taubaté (SP) como substituto do Gol como modelo da entrada da VW
Imagem: Divulgação

O Voyage também terá sua produção encerrada neste ano. No entanto, sem o glamour de despedida do Gol.

Já o posto de carro mais barato da Volkswagen no mercado brasileiro será ocupado em 2023 pelo Polo Track. Versão mais simples do atual Polo com visual exclusivo e motor 1.0 MPI, o modelo inclusive herdará a linha de montagem do Gol na fábrica paulista de Taubaté.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no