PUBLICIDADE
Topo

Fiat único no Brasil é pai do carro do BBB 22 e 'roubou' cor de primo pobre

Fiat Stilo Abarth  2007com cor única hoje pertence a colecionador paulista; marca Abarth foi relançada no "BBB 22" - Acervo Pessoal
Fiat Stilo Abarth 2007com cor única hoje pertence a colecionador paulista; marca Abarth foi relançada no 'BBB 22' Imagem: Acervo Pessoal

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/03/2022 04h00

Um dos Fiats mais raros do Brasil é o exemplar azul da foto acima. Trata-se do único Stilo Abarth 2007 produzido com a cor azul Vitality, a pedido de um italiano que foi diretor da marca no País.

Quem conta a história é o comerciante Matheus Huttembergue de Lima, atual proprietário do Stilo. Dono de outros Fiats raros, o morador de Pedreira (SP) destaca que o azul do seu carro não fazia parte do catálogo do Stilo convencional em 2007 - e, muito menos, da versão esportiva Abarth, que está voltando ao Brasil como opção mais cara do Fiat Pulse, revelada no "BBB 22" (TV Globo).

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O Stilo foi o primeiro Abarth vendido no País. Segundo Lima, o seu carro foi encomendado por Claudio Demaria, diretor de engenharia da Fiat na época.

"Como essa cor não estava disponivel para o Stilo, meu exemplar foi pintado na linha de produção do Palio, então fabricado com a coloração azul Vitality que o diretor queria", diz. Essa cor entraria na paleta de opções do Stilo convencional apenas a partir de 2008.

Por si só, o Stilo Abarth já é bastante raro aqui no Brasil, já que eve menos de 1.000 unidades fabricadas durante os sete anos da respectiva produção em Betim (MG).

Compra do Stilo 'mosca branca' virou saga

Fiat Stilo Abarth - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Imagem: Acervo Pessoal

Hoje impecável, o Stilo Abarth de Matheus foi montado com todos os opcionais então disponíveis, como couro de cavalo nos bancos, teto solar Sky Window, ar-condicionado de duas zonas, item raro ainda hoje, faróis de xenônio, Bluetooth para celular, banco do motorista com ajustes elétricos, seis airbags, sistema de som premium com disqueteira e rodas de 17 polegadas.

Para conseguir o Stilo, Lima precisou de muita perseverança e viu o carro passar por várias mãos antes de finalmente conseguir adquiri-lo.

"Na primeira vez que apareceu à venda, o segundo dono queria R$ 50 mil e estava fora do meu orçamento", conta.

Na segunda oportunidade, ele chegou a fechar a compra, mas o então proprietário acabou vendendo o Stilo para outra pessoa. Obstinado, Matheus se manteve de olho em anúncios quando, na terceira chance, em novembro de 2021, finalmente foi possível fechar negócio.

Fiat Stilo Abarth em cor única - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Imagem: Acervo Pessoal

Após a compra, ele viu o carro ferver cerca de 15 dias após a aquisição. Assim, aproveitou para fazer toda a manutenção necessária no motor, inlcuindo troca de juntas e anéis.

Além do motor, Matheus fez alguns ajustes do sistema de escape, que não estava original, e corrigiu pequenos detalhes estéticos, como ralados em rodas e para-choques repintados.

Com 151 mil km rodados, o Stilo Abarth na cor azul Vitality também tem um outro detalhe interessante: a versão brasileira não tinha a central multimídia da Fiat, que na Europa estava disponível para o modelo.

Foi o segundo dono quem importou a central que aparece na foto, bem como o volante com os comandos do navegador GPS. Itens como rádio original, chave reserva e também os documentos e os códigos originais para as chaves permanecem com o Stilo até hoje.

História

Fiat Stilo Abarth com cor única - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Imagem: Acervo Pessoal

O Stilo Abarth estreou no Brasil em 2002 como o primeiro modelo da divisão esportiva da Fiat no País e foi produzido até 2009. É equipado com motor 2.4 de cinco cilindros a gasolina, que rende 167 cv e 22,8 kgfm. Esse motor entrega 160 cv no Marea.

Associado à transmissão manual de cinco velocidades, o conjunto do Stilo Abarth permite que o hatch atinja a velocidade máxima de 212 km/h e vá de zero a 100 km/h em 8,4 segundos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros