Topo

Tiggo 5X híbrido: rodamos com o SUV que promete economizar no posto

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/09/2022 04h00

De olho na inevitável eletrificação dos veículos para torná-los mais eficientes e sustentáveis, a Caoa Chery recentemente lançou versões híbridas leves dos SUVs Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro, além do sedã Arrizo 6 Pro.

Fabricados em Anápolis (GO), os dois utilitários esportivos são comercializados desde julho nessa configuração, cujo motor 1.5 turbo bicombustível é auxiliado por um pequeno propulsor elétrico para incremento na potência e no torque, somado à redução no consumo.

Agora importado da China, o sedã traz o mesmo conjunto híbrido, cuja bateria de 48 V é recarregada nas desacelerações e nas frenagens.

UOL Carros rodou durante sete dias na cidade e na estrada com o Tiggo 5X Pro Hybrid, versão híbrida do veículo mais vendido da marca, e conta a seguir como a novidade funciona e qual é, afinal, o respectivo consumo de combustível.

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid

Preço

R$ 164.990
Carros
3,6 /5
USUÁRIOS
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Acabamento interno bem acima da média
  • Bom desempenho na cidade e na estrada
  • Visual moderno e esportivo

Pontos Negativos

  • Ainda deve algumas assistências à condução

ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid interior painel - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Medindo 1,83 m de largura e 2,63 m de distância entre-eixos, o Tiggo 5X agrada em relação ao espaço interno.

O SUV da Caoa Chery é 7 cm mais largo do que o T-Cross e tem quase a mesma distância entre-eixos, proporcionando bom espaço para acomodar as pernas no banco traseiro.

Também contribui para o conforto no banco de trás o piso quase plano, enquanto os bancos traseiros são bastante confortáveis e trazem encosto bem inclinado, para acomodar melhor ocupantes mais altos.

Quem viaja atrás também conta com saída do ar-condicionado, porta USB para a recarga de telefones celulares e apoio de braço com porta-copos embutido.

Já o motorista e o passageiro dianteiro têm à disposição bancos bastante confortáveis, trazendo encosto largo - o banco do motorista conta, inclusive, com ajustes elétricos.

Os ocupantes do banco da frente são separados pelo console central elevado, que dá um toque mais sofisticado ao habitáculo e conta com compartimento refrigerado abaixo do apoio de braço.

Um dos pontos altos do Tiggo 5X Pro é o acabamento interno, que inclui superfícies macias ao toque no painel e também no revestimento interno das portas dianteiras.

A parte central do painel e os puxadores das portas frontais, inclusive, têm revestimento de couro sintético, também presente em todos os bancos do veículo.

Quanto aos equipamentos, o SUV da marca chinesa traz itens como teto solar panorâmico fixo, painel de instrumentos digital com tela de sete polegadas de alta resolução, partida do motor por botão e chave do tipo presencial - basta se aproximar do carro que as portas são destravadas automaticamente - ao se afastar do veículo, ele é trancado sem a necessidade de apertar botões nem de tocar a maçaneta.

A lista de itens de série também traz faróis e lanternas iluminados por LEDs, ar-condicionado de duas zonas com comandos sensíveis ao toque, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold e central multimídia com tela widescreen de 10,25 polegadas e pareamento com smartphones com fio via Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som agrada e é equipado com seis alto-falantes.

A versão híbrida do Tiggo 5X Pro tem alguns equipamentos exclusivos em relação à configuração convencional: só ela conta com recarga de celular por indução, sem fio, no console central. Além disso, traz sensor de chuva, para acionamento automático dos limpadores de para-brisa, mais volante com base achatada.

DESEMPENHO E CONSUMO

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid externa dianteira faróis acesos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A Caoa Chery informa que o sistema híbrido do Tiggo 5X Pro é do tipo leve, que traz motor elétrico que também funciona como gerador, em substituição ao alternador.

Esse motor-gerador é conectado a uma bateria de 48 V recarregada pela energia cinética das frenagens e das desacelerações - ao soltar o pedal do acelerador, você percebe que o carro dá uma leve "segurada", indicando que está reabastecendo a bateria.

Segundo a fabricante, o motor elétrico auxilia o propulsor 1.5 turbo flex a tracionar o veículo em determinadas situações - a Caoa Chery informa que essa tecnologia proporciona redução de até 13% no consumo de combustível.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa consumo médio de 8,7 km/l na cidade e de 8,8 km/l na estrada, com etanol no tanque; com gasolina, as médias sobem para, respectivamente, 11,8 km/l e 12,3 km/l.

A Caoa Chery acrescenta que o sistema híbrido leve também contribui para aumento no desempenho do SUV - quando o acelerador é exigido, a potência sobre 10 cv, totalizando 160 cv, enquanto o torque tem incremento de 4,1 kgfm, chegando a 25,5 kgfm.

O câmbio é automático do tipo CVT, com foco na eficiência energética e nove marchas simuladas, mais opção de trocas manuais.

No uso cotidiano, o incremento na performance é perceptível. Apenas senti falta de um gráfico para demonstrar quando as baterias são carregadas e quando o propulsor elétrico entra em ação.

Mesmo com rodas grandes, de 18 polegadas, o Tiggo 5X Pro tem rodar bastante confortável e direção elétrica bem calibrada - esses aspectos, combinados com a suspensão independente nas quatro rodas e com o motor potente, fazem do Caoa Chery um automóvel bastante agradável de conduzir.

DESIGN

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid detalhe dianteira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com exceção dos emblemas nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas, informando que se trata de uma configuração híbrida, o design do Tiggo 5X Pro Hybrid é o mesmo da versão convencional.

Isso não é ruim, pois a aparência atual do Tiggo 5X, introduzida em fevereiro passado, quando o SUV ganhou o sobrenome "Pro", é bastante atual.

Destaque para a dianteira, onde os faróis de LED não passam despercebidos - o mesmo vale para a grade com efeito "tridimensional", que traz losangos com um detalhe cromado ao centro, lembrando diamantes.

Igualmente iluminadas por LEDs, as lanternas traseiras são integradas a uma barra que atravessa a tampa do bagageiro e ajuda a compor o desenho elegante e típico de utilitários esportivos,

Outro elemento que chama a atenção são as rodas de liga leve com 18 polegadas e acabamento diamantado.

Como já mencionei acima, a cabine também agrada em relação ao design, mesclando peças de acabamento macias ao toque e de diferentes texturas - como a parte superior do console central e o aplique na região das maçanetas, que emulam metal escovado.

O console elevado do tipo "cockpit" ajuda a deixar interessante o visual do habitáculo.

SEGURANÇA

Caoa Chery 5X Pro Hybrid detalhe painel fechada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Tiggo 5X Pro Hybrid se destaca nesse quesito, trazendo de série seis airbags, bem como controles de tração e estabilidade com assistente de partida em aclives e declives.

Também conta com freios a disco nas quatro rodas e suspensão independente nos eixos dianteiro e traseiro, o que ajuda a deixar o veículo mais estável nas curvas, em velocidades mais elevadas.

Além disso, o SUV compacto da Caoa Chery traz sistema Isofix de fixação de assentos infantis, bem como indicadores de pressão e temperatura dos pneus, para mantê-los bem calibrados.

Para completar, a central multimídia conta com um dos recursos mais bacanas do 5X, que é o sistema de câmeras "360 graus" com boa resolução e que permite visualizar uma espécie de "avatar" do utilitário esportivo no respectivo entorno, visível de diferentes ângulos.

A visão lateral do veículo é ativada automaticamente ao acionar a seta, ajudando a reduzir pontos cegos e minimizando o risco de colisões.

O Tiggo 5X Pro ainda não conta com assistentes à condução como frenagem automática e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que deverão ser implementados futuramente - nele, o "piloto automático" hoje é do tipo convencional.

MERCADO

Caoa Chery 5X Pro Hybrid traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Modelo mais vendido da Caoa Chery, o Tiggo 5X Pro é bonito, anda bem e traz rodar confortável e bom acabamento interno.

Também é bem equipado e, na versão híbrida, entrega ainda mais desempenho e menor consumo de combustível.

Primeiro modelo híbrido leve fabricado no Brasil, ao lado do Tiggo 7 Pro Hybrid, o 5X traz, ainda, o apelo da sustentabilidade, por emitir até 14% menos CO2, um dos principais causadores do efeito estufa.

A versão híbrida é R$ 5 mil mais cara do que a convencional, mas proporciona como vantagem benefícios como desconto no IPVA e isenção do rodízio de veículos, como acontece na cidade de São Paulo.

Em suma, o Tiggo 5X Pro Hybrid é um exemplo do quanto os carros de origem chinesa já evoluíram e já superam veículos de marcas mais tradicionais em alguns aspectos.

E você, o que achou do SUV compacto da Caoa Chery? Deixe a sua opinião na seção de comentários.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • Motor 1.5 turbo flex, 4 cilindros, auxiliado por motor elétrico de 48 V

  • Combustível

  • Gasolina / Etanol

  • Potência (cv)

  • 160 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 9,2 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • Não informada

  • Consumo cidade (km/l)

  • 11,8 km/l (gasolina) / 8,7 km/l (etanol)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,3 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol)

  • Câmbio

  • CVT com 9 marchas simuladas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • MacPherson, independente

  • Suspensão Traseira

  • Multilink, independente

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/55 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.645

  • Comprimento (mm)

  • 4.338

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.630

  • Largura (mm)

  • 1.830

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.454 kg

  • Porta-malas (L)

  • 330 litros

  • Tanque (L)

  • 51 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 587,91

  • 20.000 km

  • R$ 945,43

  • 30.000 km

  • R$ 587,91

  • 40.000 km

  • R$ 1.553,40

  • 50.000 km

  • R$ 587,91

  • Garantia

  • 3 anos para veículo completo e 5 anos para motor e câmbio

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Faróis com regulagem de altura

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.