Charanga do França lota a casa do Baixo Augusta em ensaio

A casa do Acadêmicos de Baixo Augusta já virou quartel-general das prévias dos blocos de rua do Centro de São Paulo. Na esquina da rua da Consolação com a Rego Freitas, o espaço tem recebido desde o dia 11 uma programação especial com festas e acerto de tom das agremiações, sempre com casa lotada.
Faltou espaço para quem quis aproveitar a festa. A Casa do Baixo Augusta (cuja capacidade é de 350 pessoas) lotou e alguma pessoas tiveram de curtir o bloco do lado de fora. “Chegamos e já estava lotado. Tivemos que esperar um pouco na fila para conseguir entrar”, diz o arquiteto Pedro Melo, que foi ao ensaio com um grupo de quatro amigos.
Dentro, todo mundo esbanjava alegria. Alguns foliões com acessórios de fantasias ou com purpurina no rosto, mas tinha até gente que foi direto do trabalho. “Nesse ritmo de carnaval, o happy hour emendou com a prévia”, brinca a publicitária Mariana Menezes. Ela saiu da agência em que trabalha, em Pinheiros, passou na praça Roosevelt para fazer o esquenta com duas amigas e seguiram para a Casa do Baixo Augusta. “Tenho vindo, sempre que dá, aos ensaios que estão acontecendo aqui. É muito legal poder ter as festas dos blocos concentradas aqui.”
O desfile oficial do Espetacular Charanga do França acontece na segunda-feira de Carnaval, na rua Imaculada Conceição, em Santa Cecília, embalado por 100 músicos. Neste ano, como explica o saxofonista Thiago França, organizador do bloco, haverá uma novidade. “Em vez de fazermos à tarde, como sempre foi, agora vamos concentrar o bloco às 9h e sair às 10h”, conta. A ideia é estimular o paulistano a curtir o Carnaval durante o dia e não mais estendendo entre a tarde e à noite.
O ensaio nesta quinta, no Baixo Augusta, único ensaio pago feito pelo Charanga do França, serviu para arrecadar verba que ajudará nos custos do desfile. “Não fazemos ensaios fechados e pagos. Mas como não temos patrocinador e prezamos por fazer um desfile com estrutura para limpeza e organização, esse dinheiro é uma caixinha que ajuda a gente.”
Para Thiago França, o ensaio em ambiente fechado tem uma energia a mais: “faz virar uma grande panela de pressão, um caldeirão; e para os músicos também é especial.”
Até o Carnaval, o Charanga faz mais ensaios: neste domingo (21), às 16h, no Largo da Batata; e no dia 28, às 10h, no local de saída do desfile (em frente ao Conceição Discos).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso