Saudável? Carne de caranguejo? Kani-kama está mais para 'salsicha do mar'

Quem frequenta os restaurantes de culinária japonesa já deve ter reparado em um alimento alaranjado (ou rosa) em forma de palitinho no meio das saladas. Apesar de muitos acharem que é caranguejo, o kani-kama, como esses palitinhos são chamados, é preparado com carne processada de diversos frutos do mar, inclusive caranguejo.

Geralmente, é feito de polpa de peixe branco misturada com amido, clara de ovo e outros ingredientes. Dependendo do tipo, pode ter conservantes e corantes e é considerado um alimento processado. Para se ter uma ideia, o kani-kama é conhecido como salsicha do mar, devido às grandes quantidades de componentes artificiais.

A seguir, veja detalhes dos nutrientes do kani-kama, contraindicações e quantidade recomendada.

Principais nutrientes

O kani contém proteínas, baixos níveis de gordura, carboidratos, vitaminas como B12, e minerais como o selênio.

Em 100 g do alimento, encontramos:

  • 67 kcal
  • 1,27 g de carboidratos
  • 13,7g de proteínas
  • 6,23 mg de cálcio
  • 99 mg de sódio
  • 29,8 mg de magnésio
  • 195 mg de fósforo
  • 77,5 mg de potássio
  • 0,23 mg de zinco
  • 12,4 mcg de vitamina A
  • 1,38 mcg de vitamina B12

Vale destacar que o valor nutricional pode variar dependendo da mistura e dos conservantes adicionados. Portanto, a recomendação é observar os ingredientes e informações nutricionais do produto, quando for comprar.

De forma geral, os benefícios para a saúde podem ser limitados em comparação com fontes naturais de proteína, como peixes e frutos do mar.

Continua após a publicidade
Quando comparado com o caranguejo, o kani possui menos nutrientes, como vitaminas e minerais
Quando comparado com o caranguejo, o kani possui menos nutrientes, como vitaminas e minerais Imagem: iStock

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada de consumo de kani pode variar dependendo das necessidades individuais.

Em geral, ele pode ser incluído em uma dieta equilibrada como parte de uma refeição ou lanche, mas deve ter seu consumo eventual, já que é considerado um alimento processado.

O consumo exacerbado pode ser um fator que aumenta o risco de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, por exemplo.

Contraindicações

Embora seja considerado um alimento seguro para a maioria das pessoas, o kani é contraindicado para alguns grupos específicos.

Continua após a publicidade

Veja abaixo os principais.

Alérgicos: algumas pessoas podem ser alérgicas a frutos do mar e apresentar reações ao consumir kani.

Hipertensos: o kani pode conter quantidades significativas de sódio, o que se torna um problema para pessoas com restrições desse mineral na dieta. É o caso de pessoas com hipertensão.

Quem precisa de proteína: embora seja uma fonte de proteína, o kani pode não oferecer todos os benefícios nutricionais encontrados em frutos do mar naturais. Portanto, não é recomendado para quem necessita acrescentar mais proteína na dieta, por exemplo.

É mais saudável que o caranguejo?

Apesar de ser uma alternativa interessante para frutos do mar, é importante notar que o kani é um produto processado e contém aditivos e ingredientes artificiais.

Continua após a publicidade

Para quem está procurando uma fonte de proteína mais natural e nutrientes completos, os peixes e frutos do mar frescos, como caranguejos, são opções mais saudáveis.

Quando comparado com o caranguejo, o kani possui menos nutrientes, como vitaminas e minerais, o que inclui a vitamina B12, zinco e selênio.

Vale destacar que o kani não é um grande problema quando consumido eventualmente, mas depende de como será inserido na alimentação.

Quando consumido dentro de uma dieta equilibrada, não se torna prejudicial, mas não deve ser considerado um alimento saudável, de ingestão diária.

Referência: TBCA - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Fontes: Michelle Teixeira Frota Reichmann, nutricionista, mestre em alimentação nutricional e professora da PUCPR; Érica Silva, nutricionista do Hospital Nove de Julho; Lorena Ellen da Silva Lima, nutricionista da unidade de Teresina (PI) da AmorSaúde, rede de clínicas associadas ao cartão de TODOS.

Deixe seu comentário

Só para assinantes