Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Remédio caseiro para garganta inflamada: o que é bom tomar?

Gargarejo pode funcionar contra dor de garganta; veja remédios caseiros - iStock
Gargarejo pode funcionar contra dor de garganta; veja remédios caseiros Imagem: iStock

Danielle Sanches

Colaboração para VivaBem

12/07/2023 04h00

A entrada do ar mais frio e seco no outono faz com que muitas infecções respiratórias apareçam. E um sintoma comum de que elas estão no corpo é a incômoda dor de garganta.

Esse quadro, na verdade, pode ser causado não só por infecções (geralmente virais, mas bacterianas também) como por quadros que em nada têm relação com microrganismos, como alergias e até refluxo gastroesofágico (quando o conteúdo do estômago "vaza" para o esôfago).

Mas, durante essa época do ano, as chances de ser provocada por algum vírus são grandes, já que a incidência de viroses aumenta vertiginosamente. Por isso, na maioria das vezes, a dor de garganta é considerada uma infecção aguda que atinge a amídala, a faringe ou a laringe.

Remédio caseiro para dor de garganta

Algumas receitas e medidas caseiras podem reduzir o desconforto e ajudar a diminuir a inflamação da garganta em quem está passando por isso.

Antes, vale deixar claro que essas receitas não curam a doença. Nos quadros em que a infecção é causada por um vírus (como covid-19 ou gripe), por exemplo, a doença vai cursar seu ciclo natural e deve ir embora em 10 ou 15 dias, no máximo.

No caso das infecções provocadas por bactérias e que tenham a presença de pus, é necessário o uso de antibióticos para que o problema seja controlado.

Dito isso, algumas medidas caseiras que melhoram a dor de garganta são:

Chás

cha - Istock  - Istock
Chá de camomila
Imagem: Istock

Chás de ervas como o hortelã, a camomila, sálvia ou outros ingredientes, como gengibre e até alho, são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, ajudando a reduzir a inflamação e o incômodo da dor de garganta. É possível usá-los sozinhos ou combinados, potencializando a ação.

Mel

Mel - iStock - iStock
Mel
Imagem: iStock

Puro, no chá, com leite ou simplesmente com algumas gotas de limão (que é fonte importante de vitamina C), o mel tem propriedades calmantes e ajuda a hidratar a mucosa da garganta, reduzindo a irritação e a tosse.

Xarope caseiro de guaco

Por ter propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e expectorantes, o guaco é uma erva muito usada em algumas regiões brasileiras para o preparo de chás e xaropes caseiros para tosses, gripes e catarro no peito. O ideal é que o consumo desses produtos nunca ultrapasse 4 colheres de sopa por dia.

Gargarejo

gargarejo - iStock - iStock
Gargarejo
Imagem: iStock

O gargarejo para garganta nada mais é do que o ato de colocar um líquido na garganta e não deixá-lo "cair" para o estômago por meio do ar expelido pela laringe. A ideia, aqui, é que essa movimentação gerada na mucosa ajude a remover células mortas e melhore a dor e inflamação.

Comumente, o gargarejo é feito com água morna e sal; mas pode-se usar também soro fisiológico morno e água morna com limão. O importante é não engolir, já que, no caso do sal e do limão, são ingredientes que podem irritar o estômago por estarem em alta concentração.

Hidratação

Uma das consequências da garganta irritada é justamente a secura da mucosa. Por isso, mantê-la hidratada ajuda a aliviar o incômodo causado pela inflamação. Aqui, vale tudo: água, sucos, chás e até a famosa canja de galinha -já que o calor e o líquido salgado aquecem a região e ainda trazem conforto para o corpo todo.

Umidificar o ar

A dor de garganta pode piorar se o ambiente estiver muito seco, pois esse tipo de ambiente irrita ainda mais a mucosa que já está inflamada. Fuja de ar-condicionado e use os aquecedores com moderação, já que eles ressecam ainda mais o ar dos ambientes. Se possível, use um umidificador ou faça inalação apenas com soro fisiológico para manter as vias aéreas úmidas.

Balas e sprays

As farmácias têm uma grande variedade de pastilhas e sprays com propriedades calmantes que ajudam a aliviar a dor e o incômodo da dor de garganta. O ideal, no entanto, é buscar orientação médica para utilizá-los.

Quando é hora de buscar ajuda médica?

Felizmente, grande parte dos casos de dor de garganta é causada por vírus simples e que acabam sendo eliminados pelas próprias defesas do organismo.

Nesse sentido, dormir bem, se alimentar e manter-se hidratado são medidas que ajudam o corpo a combater os patógenos e a doença a se manifestar de forma mais amena.

No entanto, se a dor persistir por mais de duas semanas e vier acompanhada de rouquidão que não passa, tosse (seca ou com catarro), febre alta, dificuldade de engolir e de respirar, é importante buscar a orientação de um médico para avaliar qual a melhor forma de tratar o problema.

No caso de uma infecção por bactérias, por exemplo, é necessário o uso de antibióticos para que a doença não se agrave. Já pacientes com comorbidades, como diabetes e doenças no pulmão, entre outras, devem buscar a orientação médica aos primeiros sinais da doença.

Fontes: Márcio Salmito, otorrinolaringologista da Unidade Campo Belo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Rizzieri Gomes, médico cardiologista que atua na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes, de Manaus; Samoara Cristina Silva Pelincer, docente dos cursos de gastronomia do Senac EAD e especialista em Fitoterapia.

Produtos para garganta inflamada - CC