Topo

Remédios e Tratamentos

Um guia dos principais medicamentos que você usa


Gargarejo para garganta inflamada funciona? Veja como fazer direito

Dor de garganta: saiba se gargarejo funciona para o sintoma - iStock
Dor de garganta: saiba se gargarejo funciona para o sintoma Imagem: iStock

Danielle Sanches

Colaboração para VivaBem

04/07/2023 04h00Atualizada em 10/07/2023 18h38

Gripes, resfriados e até alergias são problemas respiratórios que provocam a incômoda dor de garganta. Aqui, vale deixar claro que o problema não é uma doença em si, mas sim um sintoma - geralmente de uma infecção, que pode ser viral ou bacteriana.

Uma forma popularmente conhecida de aliviar o desconforto da garganta inflamada é o gargarejo. A ação nada mais é do que colocar um líquido na garganta e usar o ar que sai da laringe para fazê-lo se mexer.

De acordo com muitas mães, pais, avós e avôs espalhados por aí, essa seria a receita mais certeira para fazer a garganta se curar. Mas será que funciona mesmo?

Gargarejo para garganta inflamada funciona?

De fato, fazer gargarejo ajuda a aliviar a dor e o desconforto da inflamação. Mas ele não vai curar a doença que está causando o problema.

No caso de ser uma infecção viral, como covid-19, gripe ou resfriado, por exemplo, a doença vai seguir seu curso normal e os sintomas devem passar em até 15 dias.

Já se a dor de garganta for causada por uma bactéria, é necessário ir ao médico para que ele prescreva antibióticos que vão combater esses microrganismos e impedir que o quadro se agrave.

O gargarejo, portanto, pode aliviar a inflamação, diminuir a dor e a irritação na garganta - o que ajuda a reduzir o desconforto do indivíduo que está doente.

Como fazer o gargarejo?

Há três formas de preparar o líquido para fazer o gargarejo:

1. Com água morna e sal

Usa-se 1 copo de água filtrada morna com 1 colher (de sopa) de sal. Dissolva completamente o sal e use a mistura para o gargarejo, que pode ser feito de 3 a 4 vezes por dia. Importante: não engula o líquido, já que o excesso de sal é bastante irritativo para o estômago.

2. Com água morna e limão

O limão tem propriedades antioxidantes e vitamina C; por isso, aparece em muitas receitas caseiras para "curar" gripes e resfriados. Aqui, basta misturar ½ xícara de água filtrada morna com o suco de 1 limão. Esse gargarejo pode ser feito até 3 vezes por dia; o líquido também não deve ser engolido.

3. Com soro fisiológico

O principal objetivo aqui é usar o soro para manter a mucosa da garganta hidratada, reduzindo irritações. Basta usar um copo de soro fisiológico morno e realizar o gargarejo.

Quando procurar ajuda médica?

Como dissemos lá em cima, a dor de garganta é um sintoma, e não um problema em si. Por isso, é importante ficar de olho em outros sintomas que venham junto com ela.

Febre alta (maior que 38°C), falta de ar, dificuldade para engolir e falar, rouquidão persistente por mais de duas semanas e, principalmente, quando a dor não melhora ao longo dos dias, são sinais importantes de que é hora de buscar um médico para saber o que pode estar acontecendo.

No caso da dor de garganta causada por bactérias, por exemplo, é necessário o uso de antibióticos para tratar o problema. Outras causas ou até complicações de infecções virais também devem ser avaliadas pelo especialista, que vai indicar o melhor tratamento.

Fontes: Márcio Salmito, otorrinolaringologista da Unidade Campo Belo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Rizzieri Gomes, médico cardiologista que atua na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes, de Manaus; Samoara Cristina Silva Pelincer, docente dos cursos de gastronomia do Senac EAD e especialista em Fitoterapia; Natalia Pacheco Griné, otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo