Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Por que acordamos com 'voz de sono'? Entenda

iStock
Imagem: iStock

Danielle Sanches

Colaboração para VivaBem

12/07/2023 04h00

Olhos inchados e o rosto amassado são características típicas de quem acabou de acordar. Mas existe outro sinal que entrega a hora que saímos da cama e não tem nada a ver com a aparência: é a famosa "voz de sono".

Se você tem vergonha de atender ao telefone assim, fique tranquilo: todo mundo acorda com essa voz, que geralmente é mais grave e levemente rouca. Mas por que essa mudança acontece?

Inchaço é a razão

De acordo com o médico Bruno Borges, otorrinolaringologista de São Paulo, a alteração na voz quando acordamos acontece por causa do inchaço (também chamado de edema) que ocorre pela falta de movimentação do corpo enquanto dormimos.

Esse inchaço você já conhece: é a também conhecida "cara de sono", com olhos e rosto inchados, uma situação transitória causada pela retenção de líquidos pela falta de movimentação.

"Esse inchaço também ocorre nas cordas vocais, o que provoca uma alteração na voz, deixando-a rouca e com um tom mais grave", afirma o especialista.

Mulher com rosto inchado, acordar, sono, cara de sono, acordada, exausta, inchaço - iStock - iStock
Imagem: iStock

Outra consequência dessa falta de uso das cordas vocais durante a noite é um certo acúmulo de secreção (ou muco) —daí o famoso "pigarro" que muita gente experimenta logo pela manhã.

"Além da secreção acumulada, o próprio edema também gera um incômodo físico e 'pigarrear' é uma forma do paciente tentar amenizar essa sensação", explica Natália Pacheco Griné, otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

Griné aponta ainda que, como a voz feminina é mais aguda, é mais fácil de perceber essa alteração nelas. "Mas o edema acontece tanto em homens como em mulheres", reforça.

Como resolve?

A boa notícia é que, assim como vem, a "voz de sono" costuma ir embora naturalmente. "Durante o café da manhã, por exemplo, a movimentação pelo ato de mastigar e deglutir já colaboram para uma melhora na voz", diz Borges.

Até mesmo o ato de falar, que também mobiliza a musculatura da língua e dos lábios, por exemplo, vai ajudar a reduzir o inchaço nas horas depois de acordar.

No entanto, se a rouquidão estiver fora do normal para aquela pessoa; não sumir após algumas horas de acordado e durar por mais de três dias; e/ou vier acompanhada de mais pigarro, tosse, dor e dificuldade para engolir, é hora de buscar ajuda médica.

"Essa é uma condição que não deve durar ao longo do dia", alerta Borges. "Rouquidão por tempo prolongado é forte indicativo de que algo não está bem nas cordas vocais e, por isso, é importante buscar orientação médica", diz.