Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


'Meses sem fazer abdominal': entenda diástase, que Lore Improta teve

Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Do VivaBem*, em São Paulo

03/01/2023 11h16

A dançarina Lore Improta disse que passou meses sem poder fazer abdominal devido a uma diástase de quase cinco centímetros que surgiu após a gravidez de Liz, sua primeira filha com o cantor Léo Santana.

A diástase ocorre quando os músculos retos da barriga, no meio do abdome, se separam mais do que o normal, dando a impressão de que a barriga está "mais saliente". O problema é mais comum em mulheres que dão a luz a um bebê com peso elevado ou que têm uma gravidez múltipla.

Eu tive 4,5 de diástase (...) Mamães, é superimportante cuidar disso logo após o parto. Eu fiz [tratamento] por 3 meses. Fiquei meses sem poder fazer abdominal até ela [a diástase] fechar completamente. Lore Improta, em publicação no Instagram

O que é diástase

  • Durante a gravidez, para que o feto se desenvolva, o corpo feminino passa por alterações hormonais e anatômicas, e entre elas está o crescimento do útero para comportar o feto.
  • Isso pode levar ao afastamento dos músculos do abdome.
  • Se esse afastamento for maior do que 3 centímetros ou retornar após o parto, o quadro recebe o nome de diástase, como explica a ginecologista Larissa Cassiano, em artigo publicado sobre o assunto em sua coluna no VivaBem.

Sintomas e diagnóstico

Na gravidez e no pós-parto, a diástase pode levar a:

  • Dor abdominal;
  • Dor na lombar;
  • Perda urinária;
  • Distopia dos órgãos da pelve, quando útero ou bexiga ficam mais baixos que o normal;
  • Desconforto estético no pós-parto.

O diagnóstico pode ser feito através de ultrassom, palpação da região abdominal ou por tomografia no pós-parto.

Tratamento e prevenção

  • Fisioterapia, com o fortalecimento das musculaturas na parte lateral, que pode levar ao fechamento da musculatura do centro do abdome.
  • Para casos em que essas medidas não forem suficientes, a cirurgia plástica também poderá ser uma opção.
lore - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lore Improta fala sobre diástase que surgiu após gravidez de primeira filha com o cantor Léo Santana
Imagem: Reprodução/Instagram

No caso de Lore Improta, a dançarina contou que fez exercícios de LPF (Low Pressure Fitness, na sigla em inglês), um sistema de treinamento postural e respiratório cujo objetivo é fortalecer os músculos do assoalho pélvico e do abdome.

Ela também fez fisioterapia pélvica, para conter escapes de urina. "Eu tinha muito escape de xixi na gestação e hoje não tenho mais. É preciso cuidar", disse a dançarina.

  • Para a prevenção, a fisioterapia e os exercícios abdominais podem ser úteis, mas devem ser feitos antes e depois da gravidez --nunca durante, pois podem piorar a situação.

Por que não pode fazer abdominal?

O exercício abdominal pode aumentar ainda mais a distância entre a musculatura e "esticar" mais o tecido conjuntivo, que fica entre a linha alba.

Saiba quais exercícios são contraindicados para quem está com diástase, segundo Paola Machado, colunista de VivaBem e doutora em ciências da saúde com foco em fisiologia da nutrição e fisiopatologia da obesidade pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo):

  • Alguns outros abdominais que combinam movimentação de pernas e braços. Eles também geram aumento de pressão no abdome, não favorecendo a recuperação muscular abdominal.
  • Exercícios com movimentos de rotação de tronco.
  • Pranchas no chão, em que o abdome fica para baixo. O peso dos órgãos e vísceras que estão dentro da cavidade abdominal pode tracionar ainda mais essa linha alba.
  • Exercícios que façam a hiperflexão ou hiperextensão da coluna. Não são prescritos em fase inicial de recuperação muscular, pois uns tendem a afastar a musculatura e outros pressionam a linha alba.
  • Exercícios com cargas muito altas na musculação, que não permitam ter o controle muscular e respiratório.
  • Exercícios de alto impacto e/ou que não permitam a continência urinária, ou seja, exercícios que facilitem o escape de urina.
  • Se notar que os exercícios extenuantes estão distendendo sua região abdominal, suspenda.

É sempre de suma importância que você tenha acompanhamento do profissional especialista em movimento e principalmente em saúde da mulher. O ideal é que você passe pelo processo de reabilitação e depois volte para as suas atividade físicas com um profissional de educação física que domine o assunto. Paola Machado, colunista de VivaBem

*Com informações de reportagens publicadas em 01/06/2020 e 01/12/2020.