Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Por que anticoncepcional me dá acne? Única solução é trocar contraceptivo?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

15/11/2022 04h00

Pílulas com apenas um tipo de hormônio sintético (progesterona) podem desencadear o desenvolvimento da acne. Isso porque o anticoncepcional aumenta o nível de hormônios androgênios, como a testosterona, que, entre outros fatores, podem aumentar o aparecimento de espinhas na pele.

Entretanto, anticoncepcionais que reduzam essa testosterona vão melhorar a acne. Os principais métodos que farão isso são as chamadas pílulas combinadas, que têm estrogênio e progesterona em sua composição.

Portanto, é importante que você veja qual é a composição do anticoncepcional que está tomando. Se for somente com progesterona, dificilmente vai melhorar a pele. Por outro lado, se for do tipo combinado, tem que ver qual é a combinação, já que existem algumas pílulas que são melhores para as peles. Por isso a importância de procurar uma ajuda médica o mais breve possível.

Você também pode procurar outros métodos contraceptivos, como:

  • anticoncepcionais injetáveis mensais ou trimestrais;
  • adesivos trocados semanalmente;
  • preservativos femininos e masculinos (colocados no ato sexual);
  • implantes subdérmicos, que duram 3 anos;
  • DIU hormonais, com duração de 5 anos;
  • DIU não hormonais, com duração de 5 a 10 anos.

Além disso, é importante entrar em contato também com um dermatologista para que o profissional possa contribuir no tratamento das acnes. Já no dia a dia também dá para tomar algumas atitudes que contribuam com a saúde da sua pele: mantenha uma alimentação saudável, boa hidratação, pratique atividades físicas e lave o rosto e o corpo com os produtos corretos para o seu tipo de pele.

Fontes: Cybele Monteiro, ginecologista do HGF (Hospital Geral de Fortaleza); Edilberto Rocha, ginecologista do Hospital Santa Joana Recife; Fernanda Schier, ginecologista do Hospital Marcelino Champagnat; Zenilda Bruno, médica ginecologista, chefe da divisão médica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC (Universidade Federal do Ceará), vinculado à rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!