PUBLICIDADE

Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Deixar cartela de anticoncepcional no carro pode fazer ele perder efeito?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

01/12/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Qualquer tipo de medicamento não pode ser deixado dentro do carro
  • Mudanças de temperatura, umidade do ar, oxigênio e presença de luz podem alterar a efetividade do produto
  • É importante deixar o medicamento dentro da embalagem original e em um local que não sofra essas alterações, e longe do alcance de crianças
  • As caixinhas de plástico são recomendadas para usar o medicamento no mesmo dia ou em caso de emergências, como uma viagem, por exemplo

Sim. Tanto a cartela de anticoncepcional quanto qualquer outro medicamento não pode ser deixado no carro, porque isso pode alterar a efetividade do produto e a redução da sua segurança para quem está tomando. Temperaturas elevadas podem degradar a substância ativa e outros componentes da formulação do medicamento, e o resultado pode não ser o esperado.

É bom ter em mente que as condições de armazenamento são importantes para manter a estabilidade do remédio. Temperatura e umidade elevadas, além do oxigênio, presença de luz são pontos que poderão alterar significativamente a integridade do produto. Por isso a necessidade de deixá-lo dentro da embalagem original e em ambientes sem as variações citadas.

Aliás, até banheiros e cozinhas (quando próximo de fogão, sobre a geladeira ou micro-ondas) não são bons locais para deixar remédios, já que o produto pode sofrer variações de umidade e calor. Armazenar na bolsa ou mochila de uso diário também não é indicado. Nestes locais, além das mudanças de temperatura, os medicamentos também podem causar acidentes, caso fiquem ao alcance de crianças e animais. Por isso, o ideal é colocar os produtos em um local específico, dentro de um armário, em uma parte em que os pequenos não consigam mexer.

E sabe aquela famosa caixinha de plástico com divisórias de dias da semana para você deixar os medicamentos? Então, só é recomendada para uso no mesmo dia, ou em situações de emergência (uma viagem, por exemplo). A embalagem original do medicamento tem o chamado dessecante, que serve para retirar a umidade do interior do produto. Portanto, ao deixar o remédio fora desse pacote, aumenta-se —e muito — a chance de sofrer alterações por conta da umidade relativa do ar. Sem esquecer que estas caixinhas de plástico podem causar confusão entre produtos.

Então, agora já sabe: seja qual for o medicamento que você estiver tomando, evite deixá-lo fora da própria embalagem e mantenha-o sempre em um local sem alteração de temperatura e umidade.

Fontes: Gerson Antônio Pianetti, professor da Faculdade de Farmácia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); Heloisa Olivan, farmacêutica e bioquímica especialista em desenvolvimento nutracêuticos e cosméticos; Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da FCF-USP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Pergunte ao VivaBem