Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ator de 'Stranger Things' vive perda e ganho de peso: isso é ruim ao corpo?

David Harbour perdeu 34 kg para gravar a 4ª temporada de "Stranger Things", mas depois engordou e agora está outra vez em processo de emagrecimento - Divulgação/ Netflix
David Harbour perdeu 34 kg para gravar a 4ª temporada de 'Stranger Things', mas depois engordou e agora está outra vez em processo de emagrecimento Imagem: Divulgação/ Netflix

De VivaBem

24/07/2022 16h34

Na quarta temporada de "Stranger Things" (Netflix), o ator David Harbour chamou a atenção por ter perdido 34 kg para interpretar o personagem Hopper. Ele estava com 120 kg na terceira temporada e, nos episódios disponibilizados este ano, pesava 86 kg.

Essa semana, Harbour postou em seu Instagram que, para emagrecer e iniciar as filmagens, foram oito meses de treinos intensos e alimentação regrada —que precisaram ser mantidos durante as gravações.

No entanto, depois, ele precisou engordar para interpretar o Papai Noel em um filme que será lançado no fim de 2022 e, agora, está lutando novamente para perder peso e interpretar Hopper na quinta temporada de "Stranger Things".

"O sobe e desce (na balança) não é bom para o corpo e terei que desistir disso em breve, mas é uma parte divertida da profissão de ator poder viver em um corpo diferente por um tempo", escreveu David Harbour, que também já interpretou o musculoso HellBoy.

Quais os riscos do perde e ganha de peso?

David Harbour em "Viuva Negra", quando também pesava cerca de 120 kg - Divulgação/ Marvel Studios - Divulgação/ Marvel Studios
David Harbour em "Viuva Negra", quando também pesava cerca de 120 kg
Imagem: Divulgação/ Marvel Studios
Harbour na quarta temporada de 'Stranger Thing', com 84 kg - Reprodução do Instagram @dkharbour - Reprodução do Instagram @dkharbour
Harbour durante as gravações da quarta temporada de "Stranger Things", quando estava com 86 kg
Imagem: Reprodução do Instagram @dkharbour

Além de ser exaustivo física e mentalmente encarar constantemente uma rotina intensa de exercícios e uma dieta para emagrecer em pouco tempo, a variação do peso desequilibra a concentração de hormônios importantes para a saúde, como a insulina e a testosterona (que diminui quando engordamos).

Segundo reportagem publicada no VivaBem, há boas evidências científicas de que a ciclagem de peso tem efeitos nocivos à saúde. Estudos mostram, por exemplo, piora na distribuição da gordura corporal, com mais gordura prejudicial e menos gordura protetora. Isso pode causar aumento do estado inflamatório do organismo e maior risco de ter diabetes.

David Harbour em cena de "Hellboy" - Divulgação - Divulgação
David Harbour em cena de "Hellboy"
Imagem: Divulgação

Também há evidências de maior risco de mortalidade precoce em pacientes que ciclam peso. Emagrecer e engordar o tempo todo ainda pode gerar flacidez na pele.

Toda vez que a pessoa emagrece, perde um pouco de gordura e um pouco de massa magra —no caso de David Harbour, isso é minimizado, pois ele treina pesado com orientação profissional. Quando recupera o peso, se está sedentário, o indivíduo tende a ganhar mais massa gorda do que magra (músculos). Portanto, nas idas e vindas, a composição corporal piora ao longo do tempo, acumulando massa gorda (ruim para o organismo) e perdendo massa magra (importante para a saúde e longevidade).

Quer emagrecer? VivaBem tem cardápios semanais para ajudar você

Toda semana, cinco cardápios diferentes para quem quer perder peso e tornar a alimentação saudável um hábito. Essa é a proposta de Cardápios para Emagrecer, um projeto exclusivo para assinantes UOL, que todos os sábados recebem 5 menus inéditos, lista de compras e receita. Também podem tirar dúvidas com nutricionistas e ler dicas para comer bem e perder peso.

Aqui, você vê como é 1 cardápio da primeira semana do programa (assinantes UOL têm acesso aos 5 cardápios) Para acompanhar todo o projeto, acesse a home de Cardápios para Emagrecer. Assine o UOL e tenha acesso a estes e outros conteúdos exclusivos.