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Cardápios Para Emagrecer: entenda como funciona o plano de perda de peso

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Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

05/05/2022 04h12

Toda semana, cinco cardápios diferentes para quem quer perder peso e tornar a alimentação saudável um hábito. Essa é a proposta de Cardápios para Emagrecer - VivaBem.

No plano, assinantes UOL recebem todos os sábados menus exclusivos e inéditos, com sugestões de café da manhã, lanches, almoço e jantar, além de um receita especial e lista de compras com os ingredientes que vão utilizar na semana —para planejar as refeições e garantir que não falte nada para seguir a dieta.

Cardápios Para Emagrecer ainda traz, de segunda a sexta, dicas de alimentação saudável e perda de peso e permite que os assinantes tirem dúvidas sobre a dieta por email. Os menus inéditos e as dicas são enviadas por email (basta quem é assinante UOL se cadastrar para receber a newsletter de VivaBem) e também podem ser acessadas na home do programa.

Leitores que não são assinantes UOL também podem receber gratuitamente dicas de alimentação e perda de peso diretamente no email, basta se cadastrarem na newsletter de VivaBem.

Entenda o plano de alimentação

Os cardápios das primeiras 12 semanas foram elaborados por Victor Machado, nutricionista especializado em nutrição comportamental e colunista de VivaBem. O especialista defende uma "relação sincera com a comida", que permite emagrecer comendo de tudo (nos cardápios tem até pão de queijo e chocolate!), sem precisar ficar contando calorias, limitando porções ou restringido grupos alimentares. Para isso, o segredo é priorizar o consumo de produtos naturais: carnes, ovos, castanhas, frutas, verduras e legumes, que são nutritivos e promovem saciedade.

Toda semana, você recebe 5 cardápios inéditos, para seguir de segunda a sexta. No sábado e no domingo, repete as refeições que mais gostou na semana --o café da manhã de quarta, o almoço da sexta etc. Caso queira começar o programa pela semana 1, você encontra aqui as matérias com os menus semanais.

Como a proposta é perder peso sem deixar de consumir o que gosta, em uma refeição da semana você pode comer algo fora dos cardápios (é só uma refeição, não o dia todo, ok?). A sugestão é deixar para fazer isso no sábado ou domingo, quando temos mais eventos sociais. Só não exagere. "Coma até se sentir saciado, não para passar mal", orienta Machado.

Os alimentos do cardápio que não possuem quantidade indicada podem ser consumidos livremente, pois são produtos naturais, nutritivos e que garantem saciedade —Machado explica como isso é importante para emagrecer. Caso não goste de algum alimento indicado, você pode consumir outro de mesmo grupo (trocar o peixe por frango; o brócolis por couve-flor ou abobrinha; o morango por melão; a batata por mandioca etc.) ou optar por qualquer outra refeição da semana.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DE CARDÁPIOS PARA EMAGRECER

- Sábado (conteúdo exclusivo para assinantes UOL)
Newsletter e matéria com os cinco cardápios para seguir de segunda a sexta, lista de compras e receita

- Segunda-feira
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Matéria tira-dúvidas

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Matéria com dicas específicas sobre os cardápios

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