Topo

Cardápios Para Emagrecer: entenda como funciona o plano de perda de peso

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

05/05/2022 04h12Atualizada em 14/07/2023 20h02

Cinquenta semanas, cada uma com cinco cardápios diferentes, para quem quer perder peso e tornar a alimentação saudável um hábito. Essa é a proposta de Cardápios para Emagrecer - VivaBem.

No plano, assinantes UOL têm acesso a sugestões de café da manhã, lanches, almoço e jantar, além de receitas especiais e lista de compras com os ingredientes a serem utilizados em cada semana —para planejar as refeições e garantir que não falte nada para seguir a dieta.

Caso você prefira montar sua própria ordem de menus, pode acessar diretamente os cardápios diários.

CONFIRA OS CARDÁPIOS DAS PRIMEIRAS SEMANAS

Cardápios Para Emagrecer têm ainda dicas de alimentação saudável e perda de peso e respostas dos nutricionistas responsáveis pelo plano às dúvidas enviadas por leitores.

Entenda o plano de alimentação

Os cardápios foram elaborados pelos nutricionistas Victor Machado, Samantha Rhein e Verônica Laino. Machado defende uma "relação sincera com a comida", que permite emagrecer comendo de tudo (nos cardápios tem até pão de queijo e chocolate!), sem precisar ficar contando calorias, limitando porções ou restringido grupos alimentares. Para isso, o segredo é priorizar o consumo de produtos naturais: carnes, ovos, castanhas, frutas, verduras e legumes, que são nutritivos e promovem saciedade.

Cada semana tem 5 cardápios, para seguir de segunda a sexta. No sábado e no domingo, repete as refeições que mais gostou na semana —o café da manhã de quarta, o almoço da sexta etc. Caso queira começar o programa pela semana 1, você encontra aqui as matérias com os menus semanais.

Como a proposta é perder peso sem deixar de consumir o que gosta, em uma refeição da semana você pode comer algo fora dos cardápios (é só uma refeição, não o dia todo, ok?). A sugestão é deixar para fazer isso no sábado ou domingo, quando temos mais eventos sociais. Só não exagere. "Coma até se sentir saciado, não para passar mal", orienta Machado.

Os alimentos do cardápio que não possuem quantidade indicada podem ser consumidos livremente, pois são produtos naturais, nutritivos e que garantem saciedade —Machado explica como isso é importante para emagrecer. Caso não goste de algum alimento indicado, você pode consumir outro de mesmo grupo (trocar o peixe por frango; o brócolis por couve-flor ou abobrinha; o morango por melão; a batata por mandioca etc.) ou optar por qualquer outra refeição da semana.

Assinatura UOL

E não são só os Cardápios para Emagrecer. Assinante UOL ainda tem acesso a mais de 100 blogs e colunas, reportagens exclusivas de UOL Prime e TAB, dicas de investimentos e previsões semanais e mensais de horóscopo, pode comentar em todas as nossas reportagens e ainda garante descontos em lojas parceiras pelo Clube UOL.