Topo

Pão não é vilão da dieta: veja 3 dicas para uma refeição saudável com ele

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

25/04/2022 07h00

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (25/04) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Quando pensam em emagrecer, muitas pessoas elegem o pão como o "inimigo número 1" e cortam o alimento do cardápio. Mas não é necessário fazer isso para perder peso.

Em sua coluna no VivaBem, a nutricionista Verônica Laino explica que o pão não é vilão, como dizem por aí. Feito de trigo, o alimento é fonte de carboidrato, nutriente que deve estar presente em uma alimentação saudável —na dieta "convencional", a recomendação é que de 45% a 60% das calorias diárias venham dos carboidratos.

Segundo Verônica, o segredo para que o pão não atrapalhe a perda de peso é consumir o alimento de forma equilibrada, junto com outros alimentos, compondo uma refeição completa. Veja 3 dicas essenciais para isso:

1. Escolha o pão certo A nutricionista recomenda optar pelos pães caseiros de fermentação natural, que são mais bem digeridos pelo organismo. Caso não seja possível, prefira qualquer outro pão caseiro ou o tradicional pão francês de padaria, que são considerados alimentos minimamente processados e não recebem aditivos químicos ou conservantes.

2. Capriche na proteína Ela sempre deve estar presente em uma refeição completa, seja um prato de comida no almoço, seja o pãozinho do café da manhã, seja um lanche no jantar. Para acompanhar o pão, vale o que você mais gosta: ovos (fritos ou mexidos), carne ou frango desfiados, patê de atum ou de sardinha, queijo branco etc.

3. Inclua vegetais Além de nutritivos, são fontes de fibras, substâncias que tornam mais lenta a absorção de carboidratos pelo organismo. Isso evita picos de açúcar no sangue, que estimulam a produção de insulina, hormônio que favorece o estoque de gordura corporal. Alface, cebola, tomate (no café da manhã, experimente misturar no ovo batido), pepino, cenoura, espinafre (também vai bem com ovo) e rúcula são alguns vegetais que você pode usar para incrementar seu pão.

"Pão não é vilão. O que não podemos é comer apenas o alimento sozinho, sem nenhum acompanhamento, pois dessa forma a refeição fica pobre em nutrientes e é fonte apenas de carboidrato. Por isso, não foque em cortar o pão da dieta, mas sim em balanceá-lo com alimentos nutritivos", afirma a nutricionista Verônica Laino.

Mais dicas para comer bem