Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Minha família tem histórico de doenças psiquiátricas; há relação genética?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

22/02/2022 04h00

Sim, essas enfermidades têm relação com fatores genéticos, ou seja, anomalias no material genético (DNA). Mas é importante ressaltar que, mesmo com essas influências, você não necessariamente vai desenvolver uma doença psiquiátrica. Nem toda doença genética é hereditária.

Ainda não existem testes genéticos comerciais para o diagnóstico das doenças psiquiátricas. O que está disponível são exames que detectam, por meio dos genes, a qual medicação provavelmente o paciente irá responder melhor ao longo do tratamento.

Além disso, por esses transtornos terem uma ligação genética, não existem formas concretas de prevenção. Mas, no dia a dia, dá para tomar algumas medidas que podem contribuir na redução do risco. São elas: diminuir o nível de estresse, fazer terapia, cuidar dos horários de refeição e sono, praticar exercícios físicos, ter boas relações sociais, ter momentos de contemplação, realizar meditação. Mas é importante ressaltar que esses fatores são protetivos, ou seja, não são tratamentos ou definem que você terá ou não uma doença mental.

Caso já tenha sido diagnosticado com algum problema psiquiátrico, o primordial é seguir o tratamento receitado pelo médico e manter uma rotina de vida saudável. E o principal de tudo: não fique sem se tratar por preconceitos ou receio do que os outros poderão dizer.

Fontes: Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria); Daniel Gamero, psiquiatra do Ânima Centro Hospitalar, em Goiás; Liliana Seger, psicóloga clínica e coordenadora do PRO-AMITI (Programa para o Transtorno Explosivo Intermitente do Ambulatório dos Transtornos do Impulso) do IPq - FMUSP (Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.