Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Acordo de madrugada para fazer xixi todos os dias; é normal?

iStock
Imagem: iStock

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

12/10/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Sim, é normal. Por outro lado, se for preciso ir ao banheiro mais de 2 vezes por noite, é ideal buscar ajuda médica
  • Entre os motivos mais comuns da nictúria estão o consumo de líquido próximo ao horário de dormir, alterações da bexiga e diabetes
  • O consumo de bebidas alcoólicas, uso de alguns medicamentos e alterações hormonais também podem aumentar a vontade de fazer xixi de madrugada

Acordo de madrugada para fazer xixi todos os dias, mesmo se não beber líquidos antes de dormir. Isso é normal?

Sim, algumas pessoas acordam todas as noites para urinar desde sempre, ou desenvolvem esse comportamento com o passar do tempo. Por outro lado, levantar mais de duas vezes por noite não é normal, pois prejudica o sono e pode estar associado a alguma alteração no organismo. E mais, se você nunca acordou à noite para urinar e, de uma hora para outra, começou a desenvolver esse hábito, procure um urologista para entender o que está acontecendo.

São diversas as causas da chamada nictúria. Entre as mais comuns estão o consumo maior de líquidos próximo ao horário de dormir; alterações da bexiga, que pode ser hiperativa, com menor capacidade ou com problemas no esvaziamento; mudanças na distribuição de líquidos no organismo; consumo de bebidas alcoólicas e de alguns medicamentos.

O diabetes descontrolado também pode ser um motivo para fazer xixi durante a noite. Isso porque o corpo começa a perder açúcar na urina, o que aumenta a quantidade de água a ser eliminada. O resultado é a maior vontade de ir ao banheiro. Existe também um hormônio chamado antidiurético que pode estar sendo produzido em quantidades e horários inadequados, levando a um aumento do volume urinário noturno.

No dia a dia, além de reduzir o consumo de líquidos próximo ao horário de deitar e fazer xixi antes de dormir, outras atitudes também podem ajudar. A começar por evitar bebidas como café, chá preto ou mate, refrigerante e álcool, já que podem levar a um quadro de estimulação da bexiga. Manter o peso ideal e praticar atividades físicas regularmente também ajuda a controlar a quantidade de urina que é produzida. Além disso, é de extrema importância manter o diabetes controlado.

Fontes: André Brasileiro, urologista do Hospital Universitário Alcides Carneiro da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), que faz parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Cesar Nardy Zillo, urologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Victor Dubeux, urologista do Glória D'Or, no Rio de Janeiro.