Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 27,7 milhões de brasileiros completam vacinação, 13,13% da população

Quase 27,8 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 - Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo
Quase 27,8 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

06/07/2021 20h06Atualizada em 06/07/2021 20h55

O Brasil atingiu hoje a marca de 27,7 milhões de habitantes que completaram a vacinação contra a covid-19. No total, 27.795.289 pessoas receberam a dose de reforço ou a dose única da Janssen, o que representa 13,13% da população do país. Os números são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Sobre as vacinas que precisam de duas doses, a primeira delas foi aplicada em 987.279 brasileiros nas últimas 24 horas. O total de vacinados chegou a 78.474.659 nesta fase inicial, o que corresponde a 37,06% da população nacional. Entre ontem e hoje, outros 212.148 receberam a dose de reforço. No mesmo intervalo de tempo, a dose única da Janssen foi aplicada em 217.733 pessoas.

Quatro vacinas estão à disposição no Brasil neste momento. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação das duas doses para um combate mais eficiente ao novo coronavírus. Já a fabricante da Janssen indica a aplicação de apenas uma dose.

Proporcionalmente, o estado de São Paulo ocupa a liderança entre aqueles que mais aplicaram a primeira dose: 44,3% de seus habitantes.

Mato Grosso do Sul está em primeiro entre aqueles que, em termos percentuais, têm a maior parcela da população com vacinação completa — ou seja, receberam a dose de reforço ou a dose única: 23,38% de seus habitantes.

Vacinação primeira dose 6/7 - UOL - UOL
Vacinação primeira dose 6/7
Imagem: UOL

Dimas Covas diz não ver necessidade de dose de reforço neste ano

O médico e diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, rebateu as críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à eficácia da CoronaVac no Brasil e no Chile. Em entrevista ao Estadão, Covas também comentou sobre parte da população optar por outras vacinas contra a covid-19 e disse que não vê necessidade de uma dose de reforço ainda neste ano.

Por enquanto, o médico afirmou não ter necessidade de aplicar uma dose de reforço extra para quem se vacinou no começo do ano, como idosos e trabalhadores de saúde, o que tem sido debatido na Inglaterra. No entanto, Covas prevê que a população terá que ser vacinada anualmente contra o coronavírus, pelo menos pelos próximos dois ou três anos. Atualmente, o instituto está trabalhando na ButanVac e acredita ser possível ter uma vacinação única, para tratar a gripe e a covid-19.

O diretor do instituto responsável pela produção da CoronaVac disse que as taxas de eficácia da vacina podem variar de acordo com o estudo clínico e, por isso, "não são comparáveis". Covas apontou que é preciso levar em conta qual parcela da sociedade está sendo analisada.

"Recentemente fizemos estudo em Serrana, esse um estudo de eficiência, com mais de 95% da população adulta vacinada", falou. "Um desempenho excelente. Isso vem corroborando com dados de estudos de eficiência não controlados e a queda dos óbitos na população com mais de 60 anos, majoritariamente vacinada com a CoronaVac", completou.

Vacinação dose completa 6/7 - UOL - UOL
Vacinação dose completa 6/7
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!