PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Opas faz alerta para que vacinados não abandonem medidas de prevenção

Jarbas Barbosa defendeu que protocolos sanitários caminhem junto com campanha de vacinação -  Matthew Horwood / Getty Images
Jarbas Barbosa defendeu que protocolos sanitários caminhem junto com campanha de vacinação Imagem: Matthew Horwood / Getty Images

Colaboração para o VivaBem

10/06/2021 11h52Atualizada em 10/06/2021 13h19

O vice-diretor da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Jarbas Barbosa, afirmou ser necessário manter medidas sanitárias para conter a transmissão da covid-19 mesmo após a vacina. Em entrevista à CNN, ele defendeu que os protocolos caminhem "de maneira coordenada e simultânea" com a campanha de imunização.

"É ilusão achar que quem tomou a vacina pode abandonar as medidas de prevenção", disse Barbosa. "Nenhuma vacina é 100% eficaz, exatamente porque o indicador é a transmissão do vírus. Enquanto houver transmissão comunitária forte, as medidas têm que ser mantidas", completou.

Jarbas Barbosa afirmou que é necessário que pelo menos 70% da população brasileira esteja vacinada para que haja redução eficaz nos números da pandemia. O vice-diretor, no entanto, disse que há possibilidade de o Brasil conseguir vacinar toda a população até o fim de 2021.

Barbosa também defendeu acesso rápido às vacinas para controlar o surgimento de novas cepas do coronavírus, e disse serem bem-vindas doações de doses de países desenvolvidos, como os Estados Unidos. "A transmissão descontrolada em alguns países pode ser prejudicial ao mundo inteiro", afirmou.

Saúde