PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Fiuk serve macarrão que caiu na pia; isso é errado, mas traz poucos riscos

BBB 21: Fiuk pega macarrão caído na pia e coloca de volta na panela - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Fiuk pega macarrão caído na pia e coloca de volta na panela Imagem: Reprodução/ Globoplay

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

02/04/2021 17h50

As ações dos participantes do BBB 21 estão rendendo polêmicas quando o assunto é higiene. Desta vez, Fiuk estava preparando um almoço nesta quinta (1º) quando deixou cair a massa na pia. O que ele fez? Descartou o alimento? Não, resolveu aproveitar a comida, jogando água novamente e, depois, serviu aos brothers.

Nas redes sociais, os internautas não gostaram da atitude do artista. "Eu tô passando mal de nojo", disse uma usuária do Twitter. "Nojento ou bom senso para não desperdiçar?", perguntou outro internauta. Mas o que Fiuk fez pode fazer algum mal à saúde?

De acordo com Rodrigo Araújo, doutor em Microbiologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a atitude de Fiuk não é a ideal, especialmente com o macarrão já pronto e cozido. "O ralo da pia pode conter microrganismos que iriam contaminar o macarrão e poderiam causar algum problema de infecção alimentar", disse ao VivaBem.

"Apesar disso, as chances de uma infecção desta maneira são baixas, considerando uma cozinha limpa. Mas como não dá para garantir uma limpeza adequada, ainda mais na pia, o ideal mesmo seria descartar o material que caiu", completa o especialista em microbiologia.

Se o macarrão ainda não tivesse sido cozido, Araújo explica que não teria problema, pois a água fervendo eliminaria um potencial microrganismo patogênico — responsáveis por provocar doenças. "Um possível microrganismo presente em um alimento, mesmo que tenha caído no ralo da pia, não resistiria a 10 minutos de fervura", conta.

Saúde