Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Viih Tube, do BBB, toma 4 laxantes; uso excessivo pode causar resistência

Viih Tube estava com medo de dar vontade de ir ao banheiro durante prova - Reprodução/Globoplay
Viih Tube estava com medo de dar vontade de ir ao banheiro durante prova Imagem: Reprodução/Globoplay

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

12/03/2021 14h35

Sofrendo com o intestino preso no BBB 21, Viih Tube contou que tomou quatro laxantes antes da prova do líder desta quinta-feira (11). Inclusive, a youtuber estava com medo de dar vontade de ir ao banheiro durante a prova. "Vou tomar, se der merd*, vou cagar na prova", disse aos colegas de confinamento.

Mas além do desconforto, tomar tanto laxante assim pode fazer mal. De acordo com Antonio Couceiro Lopes, cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista dos hospitais São Luiz e Albert Einstein, o uso do remédio de maneira crônica pode, sim, ser prejudicial para a saúde. "A ingestão de laxantes deve ser feita, sempre, com avaliação de um médico e de forma pontual", explica ao VivaBem.

Embora Viih Tube não tenha dado grandes informações sobre as orientações médicas, o especialista diz que, geralmente, os médicos indicam o uso do laxante e a pessoa espera algumas horas para que ele faça efeito. "Não se sai passando uma segunda ou terceira dose assim."

Entre os malefícios que o uso excessivo de laxante pode causar estão a colite, uma inflamação do intestino grosso, e também o desenvolvimento de uma resistência ao remédio —que faz com que a pessoa precise, cada vez mais, de doses mais altas.

O médico gastroenterologista explica ainda que casos de prisão de ventre devem ser avaliados de forma individual para entender as origens do problema. "Se for necessário, indicamos o uso de medicamentos, analisando se é a melhor opção, mas sempre com acompanhamento médico", afirma.

Além disso, outras formas de estimular o bom funcionamento do intestino envolvem consumir fibras durante o dia e ingerir bastante água. "São duas coisas importantes para a formação do bolo fecal [fezes]".

Laxantes ajudam a perder peso?

O uso indiscriminado de laxantes ainda é um erro grave para aqueles que buscam perder peso, segundo a colunista de VivaBem e fisiologista do exercício e da nutrição Paola Machado. A administração deste artifício compromete a absorção intestinal de nutrientes importantes no corpo, prejudicando o estado nutricional e as funções orgânicas essenciais.

Inclusive, se você usa o remédio para esse fim, até pode ver o número na balança reduzir, mas a única coisa que, de fato, está perdendo é água, conforme explica ela. "Muito pouca ou nenhuma gordura é perdida com laxantes. Pode ter certeza que seu peso está vinculado muito mais a outros fatores do que com o peso das fezes."