Topo

Fiuk pediu para cortar pelos pubianos; questão é estética ou de saúde?

Fiuk pediu no confessionário para cortar os pelos pubianos - Reprodução/ Globoplay
Fiuk pediu no confessionário para cortar os pelos pubianos Imagem: Reprodução/ Globoplay

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

21/03/2021 10h39

Participante do "BBB 21", o cantor Fiuk causou polêmica no fim de semana ao fazer um pedido inusitado à produção do programa. Ele pediu permissão para depilar suas partes íntimas no banheiro reservado, onde o público não pode ver. "Me dá essa liberdade de ir ali no banheiro. Não sei se alguém mais já fez isso", disse.

Fiuk ainda reclamou que a região está coçando por conta do excesso de pelos e fez piada com a situação. "Estou com uma floresta amazônica aqui, galera."

Questão é só estética ou de saúde?

De acordo com a Carolina Sumam, médica pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), retirar os pelos da axila, da região pubiana ou de qualquer outra parte do corpo é uma opção da pessoa. "Não é uma questão de higiene e sim de estética", diz.

Teoricamente, os pelos servem para proteção da pele. Os que nascem na axila, no tórax, na barba e na virilha são respostas aos hormônios sexuais e protegem a pele e as glândulas locais. "Por isso, eliminar os fios pode causar infecções e irritações", explica Sumam.

Fiuk não deixou claro se precisa apenas cortar os pelos ou de fato usar uma lâmina para remover os fios. Nesse caso, é importante redobrar o cuidado durante a remoção, já que os microtraumas provocados pela lâmina podem favorecer a penetração de micro-organismos no corpo.

Essas bactérias e fungos podem causar foliculite —infecção dos bulbos em que o cabelo cresce, chamados folículos — ou até verrugas virais, causadas pelo HPV quando a pele entra em contato com superfícies contaminadas.

Apesar dos possíveis riscos, não é preciso criar pânico da depilação. A ginecologista Silvana Maria Quintana, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRPUSP), explica que não existem estudos que comprovem que a retirada dos pelos da região íntima aumenta o risco de infecções, desde que as medidas de higiene sejam mantidas.

Quintana afirma que aparar ou retirar os pelos não traz prejuízos e pode até facilitar a higiene íntima. No entanto, ela não recomenda a retirada total dos pelos pubianos— uma prática bastante comum especialmente entre as mulheres. "Como médica, não indico a depilação completa, porque o pelo existe para manter a flora bacteriana saudável", diz Quintana. "Mas é óbvio que se a paciente se sentir bem em retirar os fios eu não contraindico. É uma opção da mulher."

* com informações de reportagem publicada em 07/09/2019.