Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Falta de banho no BBB 21 vira piada, mas precisa tomar todo dia mesmo?

Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Do VivaBem, em São Paulo

09/03/2021 17h28

Tomar banho não tem sido a prioridade de alguns participantes do BBB 21. Isso é o que mostra uma lista com a contagem de todas as vezes que cada um entrou debaixo do chuveiro, postada na segunda-feira (8) no Twitter.

De acordo com o post, Viih Tube é a grande campeã e tomou banho apenas 22 vezes em mais de 40 dias. Ela já passou até quatro dias sem banho, inclusive quando estava sendo "castigada" com o monstro.

A própria conta também afirma que houve alguns banhos na madrugada que não foram contabilizados, mas diz que foram poucos. E mesmo não sendo 100% confiável, o post viralizou e até Felipe Neto comentou que se fica mais de 20 horas sem banho, começa a feder.

Mas afinal, é preciso tomar banho todos os dias, principalmente quando estamos só em casa?

Há muitas variáveis que influenciam na necessidade do banho, o que inclui o tipo de atividade diária da pessoa, o tipo de pele, o local onde ela mora e se o corpo dela produz mais ou menos suor.

No entanto, ficar um longo período sem banho, especialmente em épocas quentes, favorece a proliferação de bactérias em regiões úmidas e abafadas, como axilas, virilhas e pés, gerando um odor desagradável.

E vale lembrar que, além de eliminar o mau cheiro e a sujeira do corpo, o banho também tem a função de controlar a oleosidade da pele, retirar células mortas e ajudar a regular a presença de micro-organismos na nossa pele. Além disso, evitar o uso excessivo de sabonetes, passar longe de buchas e caprichar no hidratante após o banho são dicas que ajudam a manter a pele em ótimo estado.

Mas, se você não é fã de banho todos os dias e o "cheirinho" estiver "ok", vale ter o cuidado de lavar bem as mãos e o rosto. Essa simples atitude já reduz o risco de infecções e doenças como diarreia, conjuntivite, gripe, entre outras.

E faz bem para a mente!

O banho é capaz de nos deixar mais calmos, principalmente em dias de tensão ou ansiedade. Do ponto de vista físico, a água quente provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo da circulação e do oxigênio que vai para os músculos. Com isso, as tensões musculares melhoram e, consequentemente, ocorre a sensação de relaxamento.

*Vanessa Karam, psicóloga da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, conta que o banho pode ser visto como uma "estratégia de enfrentamento focada na emoção", trazendo alívio imediato e regulando o estado emocional. Mas só ele, obviamente, não irá resolver os problemas. "É só com uma estratégia de enfrentamento focada no problema, e não nas emoções, que teremos a resolução dessa causa", explica.

*Com informações do Sem Frescura publicado em 04/05/2020 e das reportagens publicadas em 15/02/2020 e 10/12/2020.