Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Fumantes têm maior risco de apresentar sintomas de covid-19, mostra estudo

Fumantes que testaram positivo para covid-19 tiveram duas vezes mais probabilidade de ir ao hospital  - iStock
Fumantes que testaram positivo para covid-19 tiveram duas vezes mais probabilidade de ir ao hospital Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

08/01/2021 19h47

Os fumantes têm risco aumentado para desenvolver mais sintomas de covid-19, além de serem mais propensos a ir ao hospital, em comparação às pessoas que não fumam. A conclusão faz parte de um estudo publicado no periódico Thorax, no dia 29 de dezembro de 2020.

"Alguns relatórios sugeriram um efeito protetor do tabagismo sobre o risco de covid-19. No entanto, os estudos nesta área podem ser facilmente afetados por vieses na amostragem, participação e resposta", diz um dos autores do estudo Mario Falchi à imprensa.

Segundo ele, os resultados provam que os fumantes "têm risco aumentado de sofrer de uma gama mais ampla de sintomas do covid-19 do que os não fumantes".

Como o estudo foi feito

Os autores coletaram dados de 2.401.982 participantes do Reino Unido, pelo aplicativo chamado de Zoe Covid, entre 24 de março e 23 de abril de 2020. Do total, 11% eram fumantes.

Os participantes deveriam incluir informações como idade, altura, peso, se eram fumantes ou não (ou nunca). Além disso, também deveriam responder se tinham alguma doença (por exemplo, diabetes, doença cardíaca, doença pulmonar), faziam uso de algum medicamento, bem como se achavam que já tinham sido infectados pela covid-19.

Todos os dias, eles informavam se tinham sido testados para SARS-CoV-2, qual o resultado e se se sentiam "fisicamente normais".

Caso a resposta fosse "não", os participantes deviam incluir quais sintomas, entre os 14 da lista associados a covid-19, estavam sentindo (dor abdominal, dor no peito, diarreia, fadiga, entre outros) e se eles haviam comparecido ao hospital.

Quais foram os resultados do estudo

  • Dos participantes do estudo, um terço deles relatou se sentir mal fisicamente durante este período de um mês.
  • No entanto, os fumantes eram 14% mais propensos a relatar a tríade clássica de sintomas covid-19 -- tosse persistente, falta de ar e febre -- em comparação com os não fumantes.
  • Além disso, os fumantes também eram mais propensos a relatar sintomas adicionais associados a uma infecção por covid-19.
  • Os fumantes tinham 29% mais probabilidade de relatar até cinco sintomas conhecidos da doença e 50% mais probabilidade de relatar mais de 10 sintomas.
  • Os autores do estudo concluíram que ter mais sintomas adicionais de covid-19, como perda do olfato, dores musculares, diarreia, mostra que os fumantes experimentaram uma gama mais ampla de sintomas do que os não fumantes e, portanto, tiveram uma experiência mais grave da doença.
  • Outro detalhe é que os fumantes no estudo que testaram positivo para covid tiveram duas vezes mais probabilidade de ir ao hospital do que os não fumantes.

Por que este estudo é importante?

Com o aumento de casos pelo mundo, estudos como este são importantes para encontrar maneiras de "frear" a doença e reduzir as internações nos hospitais.

"Nossa análise mostra que fumar aumenta a probabilidade de uma pessoa ir a hospitais. Portanto, parar de fumar é uma das coisas que podemos fazer para reduzir as consequências da doença para a saúde ", diz a autora principal, Claire Steves.