PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


OMS alerta que covid-19 pode causar danos muito maiores a fumantes

Getty Images via BBC
Imagem: Getty Images via BBC

De VivaBem, em São Paulo

11/05/2020 19h30

Um comunicado publicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje alerta para o fato de que fumantes são mais propensos a desenvolver problemas graves quando contraem a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o texto, no dia 29 de abril, a OMS analisou diversos estudos que comparam os quadros clínicos de fumantes e não fumantes com a covid-19. No caso dos fumantes, o tabaco dificulta a luta dos pulmões contra o coronavírus e outras doenças.

"O tabaco é um grande fator de risco para doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e diabetes, que colocam as pessoas nestas condições em maior risco de desenvolver doenças graves quando são afetadas pela covid-19. Ou seja, as pesquisas recentes sugerem que fumantes correm maior risco de desenvolver doenças severas ou irem a óbito", diz o texto.

A OMS explica que segue avaliando novas pesquisas constantemente, inclusive aquelas que examinam os efeitos do uso de tabaco e nicotina nos pacientes com coronavírus. A organização alerta que não há informação suficiente para confirmar qualquer vínculo entre o uso das substâncias e a prevenção ou tratamento da covid-19 — ao contrário do que foi publicado por cientistas franceses em abril.

"As terapias com nicotina, como chicletes e adesivos, são designadas a ajudar fumantes a largarem o tabaco. A OMS recomenda que fumantes tomem medidas imediatas para parar de fumar", diz a OMS.

Saúde