PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Uso de máscara pode reduzir em 40% taxa de novos casos de covid, diz estudo

Uso de máscara reduziu taxa de novos caso para quase zero em cidade da Alemanha - iStock
Uso de máscara reduziu taxa de novos caso para quase zero em cidade da Alemanha Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

07/07/2020 08h18

O uso de máscara pela população pode reduzir em 40% a taxa de crescimento das infecções pelo novo coronavírus. O dado é resultado de uma pesquisa feita na Alemanha e publicada no site VoxEU.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram o avanço dos casos na cidade de Jena, que tem 110 mil habitantes e foi a primeira da Alemanha a adotar o uso obrigatório de máscara, em 6 de abril —enquanto grande parte do do país só passou a usar máscara a partir de 27 de abril.

De acordo com o estudo, a taxa de novos casos registrados caiu para quase zero nos dias subsequentes à introdução das máscaras.

"Se olharmos para o número de casos de covid-19 em Jena, o uso de máscaras parece ter um efeito positivo", afirmaram os pesquisadores.

Para validar os resultados, o estudo fez uma simulação seguindo o mesmo padrão de avanço da doença antes da adoção das máscaras.

Enquanto os casos em Jena passaram de 142 para 158 vinte dias após a introdução das máscaras, a simulação apontou que os casos poderiam chegar a 205 sem a medida, uma alta de 23%.

"Nossos resultados sugerem que exigir máscaras é uma medida de contenção para a covid-19 com bom custo-benefício, menos prejudicial à economia e democrática", disseram os pesquisadores.

Saúde