PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Estudo: retroviral usado contra HIV não foi eficaz contra covid-19

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

27/05/2020 10h31

A associação de medicamentos lopinavir/ritonavir, retroviral comumente usado no tratamento do HIV, não foi comprovada como eficaz no tratamento de covid-19, conforme aponta uma análise feita por pesquisadores chineses e publicada no periódico New England of Medicine.

No HIV, a droga impede a ação da enzima protease, responsável por criar os conjuntos de aminoácidos que os vírus usam para se multiplicar. As pesquisas atuais buscam entender se o efeito pode ser o mesmo contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Como o estudo foi feito

  • O estudo foi feito de forma randomizada, controlada e aberta, envolvendo pacientes adultos hospitalizados em estado grave com infecção pelo novo coronavírus confirmada.
  • A idade média dos pacientes foi de 58 anos e 60,3% dos pacientes eram homens.
  • Os pacientes foram divididos aleatoriamente em grupos: 99 participantes receberam lopinavir-ritonavir duas vezes por dia durante 14 dias e um grupo de 100 pessoas não fez uso da combinação.
  • Aqueles que tomaram os remédios não tiveram um tempo de melhora clínica diferente dos pacientes designados apenas para tratamento padrão.

"Concluindo, descobrimos que o tratamento não acelerou significativamente a melhora clínica, reduziu a mortalidade ou diminuiu a detectabilidade do RNA viral em pacientes com covid-19 grave. Esses dados iniciais devem ajudar estudos futuros a avaliar esse e outros medicamentos no tratamento da infecção pelo novo coronavírus", aponta a publicação.

Saúde