Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Por que meus seios coçam quando estou perto de menstruar?

Pergunte por que os seios coçam
Imagem: Fernanda Garcia/UOL VivaBem

Daniel Navas

Colaboração para o UOL VivaBem

18/06/2019 04h00

Durante a segunda fase do ciclo menstrual --no momento em que a mulher já ovulou e seu corpo está aguardando que uma gravidez aconteça -- o hormônio progesterona está bastante atuante no corpo. Sua ação causa um acúmulo de água no organismo, fazendo com que as glândulas mamárias cresçam e inchem. Isso distende a pele dos seios, causando eventualmente uma sensação de coceira.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é diminuir a ingestão de sódio, assim como o consumo de chá, café e doces em excesso. Além disso, durante o período menstrual também é indicado o uso de creme hidratante para peles sensíveis e a prática de atividades físicas. Tudo isso a fim de reduzir os inchaços e prevenir que a coceira permaneça. Caso esse problema seja muito intenso, pode ser necessário que o ginecologista indique algum medicamento diurético.

Alguns tecidos do sutiã também devem ser evitados, como as rendas, pois podem piorar a irritação na pele. Nesse caso, o melhor é optar pelas peças de algodão, que são mais confortáveis e arejadas para essa fase, ou até mesmo usar um protetor de mamilos por baixo do sutiã.

E, claro, tente ao máximo não coçar a região. Isso porque o ato constante de friccionar a pele pode irritá-la ainda mais, o que aumenta o risco de formação de estrias, além de torná-la uma porta de entrada para outras infecções bacterianas ou fúngicas. Agora, se o prurido persistir por mais de 15 dias, é preciso consultar o ginecologista para descartar qualquer outro problema, como um tipo raro de tumor de mama, cujo sintoma inicial é justamente a coceira.

Fontes: Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista e obstetra membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo; Maria Elisa Noriler, ginecologista; e Renata de Camargo Menezes, ginecologista.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube