Topo

Victor Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que você não deve menosprezar os carboidratos no pré-treino

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

17/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você já deve ter ouvido falar que os carboidratos são excelentes fontes de energia para fazer exercícios físicos, mas, ainda assim, muitas pessoas têm medo de consumi-los pensando que podem engordar. Será que é isso mesmo?

A verdade é que o carboidrato por si só não tem a capacidade de engordar ninguém, mas sim o excesso dele, assim com qualquer outro macronutriente (proteína/gordura). Sabendo disso, vale entender que os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo e são importantes no momento da elaboração de uma refeição antes ou depois da atividade física.

Acontece que as dietas low carb, com restrição de carboidratos, tornaram-se muito famosas devido ao seu possível resultado no processo de emagrecimento, e logo foi difundida a ideia de que se o corpo se privasse do consumo de carboidratos, seria mais fácil queimar as gorduras durante o treino. Mas será que a atividade física serve apenas para emagrecer?

Nem só para emagrecer ou para ganhar músculo, mas antes de falar o que comer antes ou depois, é importante entender que o exercício físico é uma forma de celebração por tudo aquilo que o corpo pode fazer. Também não pode ser visto como uma punição por aquelas calorias que você comeu a mais no seu final de semana. Veja a atividade física apenas como uma forma de autocuidado que faz bem para sua saúde e deve ser vista como um comprometimento consigo mesmo.

Quando for pensar no que é necessário comer antes ou depois do treino, saiba que isso não precisa acontecer de forma elaborada, nem precisa ser mais um estresse na sua vida. O exercício físico, assim com a alimentação, deve acontecer da forma mais natural possível e não precisa ser nada robotizado.

Portanto, suponhamos que você goste de treinar logo cedo, o seu pré-treino poderia ser basicamente o seu café da manhã ou uma refeição leve, equivalente à metade do café da manhã tradicional, para que você tenha energia e consiga treinar com eficiência.

Se você for daquelas pessoas que não se sentem bem comendo logo ao acordar, não tem problema tomar apenas um café ou um chá antes do exercício e, nesse caso, a estratégia seria comer algo rico em carboidratos na noite anterior. O jantar nesse caso poderia ser:

  • Macarrão com carne moída ou frango desfiado ou ovos ou tofu;
  • Pão com ovos;
  • Arroz, feijão, vegetais e grão-de-bico;

Se você é daqueles que treina durante a tarde, não tem problema o seu pré-treino ser simplesmente o seu almoço. Nesse caso, é interessante que as fontes de carboidratos como arroz, feijão e batata estejam presentes, acompanhados dos vegetais e de uma fonte de proteína como carnes, ovos, peixes, grão-de-bico ou ervilha.

Se o seu treino acontecer uma ou duas horas depois do almoço e isso já for o suficiente para fazer a sua digestão, pode ir treinar tranquilamente. Mas caso você sinta que ainda falta um pouquinho de energia para o treino, uma fonte de energia rápida como frutas secas, rapadura ou até mesmo doce de leite pode ser muito bem-vinda para você fazer o exercício com tranquilidade.

As diferenças do que comer também vão variar de acordo com o tipo de atividade física. Nos casos acima falamos de situações em que você vai praticar algo que dure por volta de uma hora. Mas se você fizer atividades de longa duração (acima de duas horas), não se esqueça de comer fontes de carboidratos durante o treino, além de não esquecer de se hidratar também.

No fim das contas, concluímos que os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo e o importante é que você se sinta bem na hora de praticar qualquer que seja esse exercício físico.

Não precisa treinar apenas de forma utilitária, pensando em emagrecer ou para ter aceitação. Treine porque isso dará mais força a você e disposição para a vida. Portanto, não treine para comer com o intuito de compensar as calorias, mas coma para treinar e sentir todos os benefícios que o esporte pode proporcionar ao seu corpo.