Topo

Victor Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Em 2023, tenha como meta autonomia e boa relação com a comida

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

02/01/2023 14h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já começou 2023, e junto com o novo ano surgem as novas metas. Muitas pessoas iniciam o ano pensando em emagrecer, ganhar mais músculos ou criam metas relacionadas à estética corporal.

Muitos abandonam essas metas ao longo do ano, e por isso entram em um ciclo de efeito sanfona: a cada ano que passa, é criada uma nova meta baseada no formato do corpo.

Mas e se eu disser que não precisa ser assim? E se eu disser que você pode mudar, atingir seus objetivos, sem necessariamente precisar de uma nova dieta mirabolante?

Repare que todo ano tem uma nova moda, uma dieta low carb, um jejum intermitente ou algum método restritivo. A questão aqui não é dizer se esses métodos são efetivos ou não, mas será que são ideais para você?

É comum aparecer nos consultórios de nutrição pessoas que já tentaram de tudo para emagrecer. Parece que sempre estão tentando se encaixar em algum método específico, e quando as pessoas não se encaixam, entram em um ciclo vicioso de culpa, frustração e exageros alimentares.

Ao invés de se encaixar e sempre precisar que alguém lhe diga qual o método ideal, que tal se alimentar de acordo com as suas vontades? O segredo é ter autonomia e aprender a fazer as próprias escolhas. Nesse caso, a orientação nutricional serve para dar um norte, não precisa ser uma sentença em que você só vai poder comer de um determinado jeito.

Provavelmente, comer é algo que você vai fazer até o fim da sua vida, será que você vai sempre precisar de uma nova dieta até o ultimo dia de vida? Será que o emagrecimento precisa ser tão sofrido assim?

Aprender a fazer as próprias escolhas pode não ser uma tarefa fácil, mas certamente é libertador!

Com base nas metas, não tem problema querer emagrecer, mas crie metas que sejam alcançáveis. Por exemplo, caso você tenha que perder 30 kg, ao invés de pensar em todo o peso, que tal pensar em perder 5 kg? Melhor, que tal pensar em parar de ter medo de comida antes de perder os 5 kg?

Melhorou a relação com a comida e com o corpo nos primeiros meses do ano? Então vamos agora focar nos 5 kg. Perdeu os 5 kg ainda no primeiro trimestre? Então siga em frente e foque agora em perder um pouco mais, sem esquecer das conquistas que você teve no inicio do ano!

Assim você tem um emagrecimento duradouro e leve, de tal forma que nunca mais isso vai ser um problema na sua vida.

Ao invés de pegar pesado com você mesmo, vá em um ritmo sustentável, mas mantenha o comprometimento com você, um dia de cada vez!

Desejo um feliz 2023 e uma excelente relação com a comida!