Topo

Victor Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aproveite a comilança das festas juninas sem preocupação

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista de VivaBem

06/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já chegou o momento de se agasalhar para aproveitar ao máximo as festas juninas. Junto com elas, chegam também as refeições incríveis que só essas comemorações proporcionam.

Mas ao mesmo tempo em que existe uma diversidade de alimentos prazerosos, surge também a preocupação de perder o controle diante da comida e, consequentemente o medo de engordar.

Algo muito comum diante da mentalidade de dieta é que depois que passa a festa junina, muitos se propõem a fazer uma dieta restritiva como forma de compensar todo aquele excesso das festas.

Mas será que precisa sempre ser assim?

Repare que, no Brasil, a alimentação tem se tornado motivo de estresse, pois grande parte da população tem se alimentado de maneira utilitária. Ou seja: comer para emagrecer, comer para ter um abdome "tanquinho", comer para caber em um vestido de casamento ou até mesmo para mostrar os resultados a um profissional de nutrição.

Mas quando é que você vai comer para você mesmo e não para atender alguma motivação externa?

É importante lembrar que se alimentar deve ser uma forma de autocuidado e celebração por um momento importante, que é o ato de se nutrir. Caso exista um objetivo através da alimentação, que isso seja uma consequência de bons hábitos, e não algo que você fez com rigidez.

Pensando assim, fica fácil entender que nesse momento não tem problema comer tudo o que uma festa junina oferece, desde que você consiga prestar atenção na hora de comer, além de apreciar cada mordida dessa refeição.

Entenda que não existe alimento vilão ou mocinho, só existe comida!

Quando você olha para uma canjica, pamonha, um pastel ou churros, não precisa pensar que isso é um vilão que vai engordar você. São apenas alimentos calóricos que podem sim fazer parte da vida de qualquer pessoa, desde que apareçam com uma menor frequência que aqueles alimentos que devem estar mais presentes: frutas, verduras, legumes e comida de verdade!

Olhar para comidas juninas de uma forma mais leve ajuda a tirar a sensação de que proibido é mais gostoso, e assim você entende que pode comer de tudo, mas não tudo. A consequência é aprender a comer só o que você precisa, sem excessos!

Caso aconteça de você exagerar, não se preocupe! É normal querer um pouco mais. Primeiro que, nesse frio, o corpo busca por mais comida na tentativa de estocar mais gordura para se proteger. Além disso, pode ser que comidas juninas sejam alimentos afetivos para você.

Exagerar de vez em quando não é problema, pois o corpo dá conta de eventuais exageros. Mas saiba que esses exageros devem ser a exceção, e não a regra.

Espero que você possa comer em paz, mas também estar em paz com seu corpo nesse momento. Já faz quase três anos que não acontecia nenhuma festa junina, mas se esse é um momento importante para você, não fique se privando e aprenda a se permitir.