Topo

Victor Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dicas para superar o paladar infantil e emagrecer

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

08/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Primeiramente, vamos estabelecer um combinado de não utilizar mais essa expressão "paladar infantil". Esse termo só existe pois culturalmente as crianças são conhecidas por comerem alimentos doces e industrializados. Mas quem foi que comprou esses alimentos para as crianças?

O fato é que por conta do apelo industrial, muitos alimentos como salgadinhos, achocolatados e cereais matinais são vendidos com a proposta de serem ricos em vitaminas e minerais. É o caso dos iogurtes feitos para crianças, com o apelo de terem nutrientes equivalentes a um leite materno.

Quando observamos a composição desses alimentos, é possível notar que, na maior parte das vezes, o primeiro ingrediente é o açúcar. Não sendo suficiente, existem alimentos que repetem o ingrediente açúcar mais de duas vezes em um mesmo alimento. Para você saber analisar, basta olhar a lista de ingredientes e procurar nomes como: maltodextrina, xarope de glicose, dextrose, glucose, xarope de milho, açúcar invertido.

Temos então alimentos vendidos com um alto teor de açúcar, mas com uma forte propaganda de serem ricos em nutrientes. Como boa parte da população não sabe fazer a leitura de rótulos, muitos pais compram esses alimentos pelo efeito que essas propagandas fazem com as crianças: "Mamãe, compra esse cereal aqui, ele é rico em vitaminas".

No fim das contas, o que ocorre é que muitas crianças têm uma alimentação rica em processados, mas com baixa frequência de frutas e outros vegetais. É de se esperar que, na fase adulta, essas crianças estejam com o seu paladar acostumado com alimentos hiperpalatáveis.

Nesse caso, é injusto dizer o termo "paladar infantil", já que as crianças não tiveram oportunidade de escolher o que vão comer, além de terem sua alimentação influenciada pela grande indústria alimentícia.

Se você acredita que tem um paladar infantil, talvez o que falte aí seja a oferta de novos alimentos. Nesse caso, a sugestão é que você vá aos poucos adicionando novos sabores a sua vida. Comeu um tomate hoje e não gostou? Tudo bem, tente comer uma maçã amanhã. Faça isso com a maior variedade de vegetais possíveis e dê uma chance para seu paladar se acostumar com novos sabores.

Alimentos amargos como chocolates acima de 70%, chás de canela, cravo ou gengibre são excelentes para o ajudar nessa jornada de descobrir novos sabores.

Caso você esteja em busca de emagrecer, pense que o simples fato de comer mais vegetais já vai ajudá-lo nesse processo!

Não se force para comer, mas dê uma oportunidade para o seu corpo sentir o prazer de se nutrir de verdade.