Topo

Victor Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Só se fala em suplementos proteicos, mas eles são realmente necessários?

Colunista do UOL

26/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Suplementos proteicos como whey protein e proteína de soja em pó, no passado, eram utilizados apenas como estratégia para ganhar massa muscular depois de uma sessão de treino. Hoje em dia, as proteínas em pó também são vendidas com o intuito de complementar uma alimentação saudável, além de propagarem nas redes sociais que favorecem o emagrecimento e o sistema imunológico.

No passado também existia o conceito de que proteínas de "alto valor biológico", como o whey protein e as proteínas animais em geral (ovos, carne bovina, frango), eram mais bem absorvidas e aproveitadas pelo corpo quando comparadas com as proteínas de origem vegetal. A verdade é que os estudos em que são feitas as comparações sobre o valor biológico utilizam as proteínas em sua forma crua para ver a digestibilidade de cada uma, e por isso proteínas animais demonstravam ser superiores às vegetais.

Sabemos hoje que quando as proteínas em geral passam por um processo de cozimento, elas acabam sendo bem aproveitadas pelo corpo, independentemente de serem de origem vegetal ou animal.

Nos estudos científicos, muitas vezes com conflitos de interesse da indústria dos suplementos, o whey protein apresentava um alto valor biológico e alta digestibilidade. Por isso existe um apelo tão grande para que a população em geral faço uso desse suplemento.

Portanto, é comum encontrar nos consultórios de nutrição e academias pessoas que utilizam o whey para fazer vitaminas matinais, substitutos alimentares ou para fazer adição nos lanches para aumentar a saciedade e o aporte proteico.

A recomendação de ingestão proteica para um indivíduo sedentário é de 0,8 g de proteína por quilo de peso. Quando falamos de atletas e praticantes de atividade física, esse valor sobe para 1,3 g a 1,6 g de proteína por quilo de peso.

Com o apelo ao consumo de proteínas, foi difundida a ideia de que é fundamental ingerir mais de 2 g por quilo para ter saúde, emagrecimento e hipertrofia, incentivando assim um consumo excessivo de proteínas.

Por isso a preocupação por parte da população em estar sempre consumindo bastante proteína. O que indiretamente aumenta o medo em consumir carboidratos e gorduras.

Com um prato de arroz, feijão e muitos vegetais, um café da manhã rico em cereais, além dos lanches com castanhas e frutas, a maior parte da população já atinge a recomendação de proteínas diárias. Então não precisa ter receio de estar ingerindo pouca proteína, também não precisa suplementar.

Tudo bem utilizar proteína em pó como substituto alimentar, desde que acompanhada de outros alimentos como frutas, cereais (aveia, granola, amaranto), leites de vaca ou vegetal, castanhas, cacau. Dessa forma é possível criar uma vitamina que se equipara a uma refeição completa, sem esquecer das fibras e gorduras boas.

Entenda se realmente faz sentido para você substituir alguma refeição pelo shake de proteínas. Você faz para emagrecer? Pelo medo de engordar? Ou por que está sem tempo ou simplesmente acha mais prazeroso?

Comer uma refeição completa com a presença de vegetais, leguminosas e proteínas animais/vegetais não vai atrapalhar nenhum objetivo seu, então não precisa trocar sua refeição se a motivação for o medo de comer.

Dá para ter uma vida saudável, emagrecimento, performance ou hipertrofia sem suplementar nada de proteína, pois é possível atingir todas as necessidades com uma refeição equilibrada. Caso a suplementação deixe a sua vida mais prática ou seja da sua preferência, também não tem problema fazer o seu uso.

Independentemente de tudo, não se esqueça de comer sem medo e de não utilizar suplementos como uma bengala. O equilíbrio é um bom caminho para uma vida saudável!

Whey para experimentar

Whey Integralmedica, 907 g

Whey Max Titanium, 900 g

Whey zero lactose Piracanjuba, 250 ml

Whey Dux Nutrition, 900 g

Rodapé content commerce -  -