Topo

Victor Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Doce de leite é uma boa alternativa para utilizar antes do treino?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL

19/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você já deve ter ouvindo falar dessa onda de utilizar o doce de leite como fonte de energia para a prática de exercícios físicos.

Contudo, a estratégia não é tão nova assim, pois, nos anos 90, atletas de corrida, triátlon e até os de jiu-jítsu a usavam, já que não existiam recursos como os géis de carboidrato. Os atletas lançavam mão de diversas estratégias como forma de obter mais resultados, seja de mais performance seja de ganhar mais massa muscular, por exemplo.

Para fins de curiosidade, outros recursos utilizados eram: macarrão instantâneo com gatorade, geleia de mocotó e melancia batida com requeijão.

Hoje, a literatura científica indica a ingestão de carboidratos como a melhor forma de obter energia e performance para os exercícios físicos em geral.

Agora, vários perfis de profissionais de saúde e até mesmo blogueiros indicam o doce de leite como uma forma de fazer um excelente pré-treino. Muitos nutricionistas indicam o seu uso, mas outros são contra, fato que gera muitas intrigas nas redes sociais.

O problema disso tudo é não avaliarmos o contexto de cada pessoa. Só porque algo está na moda, não significa que seja a melhor estratégia. Repare que o doce de leite tem açúcar na sua composição, que é conhecido pelo público como "carboidrato rápido", por isso a sua eficácia como um pré-treino. Sendo assim, suco de uva integral, pão com geleia, banana com mel, rapadura ou paçoca também cumprem esse papel de fornecer energia para o treino.

Se você tem uma relação afetiva com o doce de leite ou simplesmente gosta do sabor, então talvez ele seja uma boa estratégia boa para você.

Se você reage mal aos laticínios, tem intolerância ou sofre de compulsão alimentar, é possível que o doce de leite não seja a melhor opção.

Para aquela pessoa que luta com a balança e tem uma relação conturbada com doces, deixar uma caixa de doce de leite em casa pode ser um gatilho para maus hábitos alimentares.

Existem também os atletas que se alimentam muito bem, mas que são fãs de um doce de leite e não apresentam problemas com os laticínios. Então o doce de leite acaba sendo um combo de performance e afeto.

Portanto, o segredo é entender em que fase você está e se realmente o doce de leite faz sentido e se encaixa na sua rotina alimentar. Se você não se sente bem ou perde o controle da alimentação, então é melhor evitar. Caso você se beneficie, a sugestão é não utilizar apenas o doce de leite como fonte de energia e diversificar as refeições pré-treino.

O melhor caminho é sempre a moderação!