Topo

Victor Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Reduzindo a fadiga dos treinos através da nutrição

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

10/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No passado, as pessoas que praticavam esportes eram divididas entre aquelas que eram atletas e as que faziam exercício para gastar calorias. Por um longo período, as atividades físicas foram vistas socialmente apenas como um fim para emagrecer e ter um corpo escultural. Apesar de o exercício ainda ser bastante utilizado dessa forma, hoje em dia é crescente o número de praticantes que fazem esportes em busca de alta performance, além da estética.

Dessa forma, a nutrição esportiva e a suplementação passam a atender não só os atletas profissionais, mas também aqueles que são amadores.

Repare que o atleta amador é aquele que não vive do esporte, mas que se dedica para ter melhores resultados mesmo com os desafios da vida profissional e rotina diária, que muitas vezes é corrida.

O fato é que atletas amadores, profissionais ou praticantes de atividade física não estão isentos de sentirem o desgaste e a fadiga advinda do esporte. Portanto, alimentar-se bem ajuda a passar por cima dessa situação da melhor forma possível.

Comer frutas e vegetais é o mínimo necessário, devido à presença de vitaminas, minerais, compostos bioativos e antioxidantes que ajudam na recuperação muscular.

Comer carboidratos é fundamental, pois eles fornecem combustível para os músculos e assim favorecem a sua recuperação.

É muito comum as pessoas restringirem carboidratos com medo de engordar, o que prejudica o rendimento esportivo. Tal atitude acaba sendo um tiro no pé, pois traz frustração para os atletas, e muitos deles descontam as frustrações na comida e comem de forma exagerada.

A suplementação é apenas a cereja do bolo na nutrição esportiva. Suplementos como beta-alanina e creatina podem ajudar. A primeira atua como um "tampão" no músculo, reduzindo a acidez provocada pelo esporte de alta intensidade, o que favorece a redução da fadiga, além de aumentar a performance.

No caso da creatina, essa aumenta a força muscular e fornece a primeira fonte de energia que o corpo recruta durante a atividade física. Perceba que antes de gastar carboidratos, gorduras ou músculos, o corpo recruta inicialmente a creatina. Portanto, esportes de "explosão" (lutas, musculação, crossfit, levantamento de peso, corrida e natação de curta distância) são bastante favorecidos pelo uso da creatina.

Tanto a creatina quanto a beta-alanina são eficazes para aumento da performance e redução da fadiga, ainda mais quando combinadas. O efeito delas ocorre de forma crônica e a recomendação básica é que sejam suplementadas diariamente ao longo de oito semanas sem pausa.

Os suplementos podem sim ajudá-lo, mas antes de sair utilizando, pense qual a importância de se ter mais performance e qual diferença isso vai fazer na sua vida. Mais importante que suplementar é ter uma boa base alimentar, hidratação e sono em dia e, acima de tudo, uma boa relação com o esporte.