Verônica Laino

Verônica Laino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

'Posso tomar whey mesmo sem fazer exercícios?' Sim! Veja vantagens disso

Uma das perguntas que mais recebo nas redes sociais é: "Não faço exercícios. Posso tomar whey protein mesmo assim?".

Como o suplemento é rico em proteínas, qualquer pessoa saudável pode, sim, consumir o produto —e ele pode ser, inclusive, mais vantajoso do que consumir leite, por exemplo.

Mas, antes de explicar os benefícios disso, é importante sabermos o que é o whey protein.

De onde vem o whey protein?

Imagem
Imagem: rabany sebastien/Getty Images/iStockphoto

O whey é uma proteína extraída do soro do leite, gerada durante o processo de fabricação de queijo. O suplemento começou a ser produzido na década de 1960 e pode ser concentrado ou isolado, além de hidrolisado ou não hidrolisado. Esses tipos vão determinar a concentração de proteínas do whey e como o seu corpo vai digeri-las.

A concentração do whey no leite de vaca é pequena —por isso o suplemento tem valor elevado.

Em média, o leite possui 4% de proteína, sendo cerca de 80% de caseína e 20% de whey. Portanto, em 100 ml de leite temos em torno de 4 g proteína e aproximadamente 0,8 g de whey protein.

Quando falamos de proteína, precisamos entender que o nutriente é composto por macromoléculas complexas, formadas pela junção de aminoácidos.

Continua após a publicidade

Dentro do grupo dos aminoácidos temos:

Os essenciais, que o nosso corpo não tem capacidade de produzir e precisam ser ingeridos por meio da alimentação;

Os não essenciais, que nosso corpo tem capacidade de produzir.

No whey protein encontramos todos os nove aminoácidos essenciais e mais os outros 11 não essenciais, por isso ele é considerado uma fonte de proteína completa

Como já falei, qualquer pessoa saudável pode consumir o whey. As vantagens disso são diversas e vão muito além do ganho de massa muscular. Confira algumas a seguir.

Melhora da imunidade

Imagem
Imagem: iStock

Com o consumo de whey, temos um aumento da produção de antioxidantes através da formação da glutationa, composta de cisteína, glicina e glutamina (aminoácidos presentes no suplemento).

Continua após a publicidade

A glutationa fortalece a imunidade, regula o ciclo celular e é um poderoso desintoxicante de todo o corpo, tornando-se fundamental para uma vida mais saudável e para a prevenção de diversas doenças.

Pensando ainda na imunidade, o whey é rico em alfa-lactoalbumina e beta-lactoalbumina, que aumentam a função das células de defesa (macrófagos).

Ajuda no emagrecimento

Imagem
Imagem: iStock

Pessoas que buscam a redução de peso devem limitar o consumo de calorias e o whey pode ajudar muito, por ter baixo valor calórico.

O suplemento é uma ótima opção para um lanche intermediário, principalmente para pessoas que trabalham fora, já que é prático de preparar —basta misturar na água.

Continua após a publicidade

Quando tomamos whey protein, temos um aumento na produção de colecistoquinina (CCK) e GLP-1, hormônios relacionados à digestão e saciedade. Isso inibirá a liberação de grelina (hormônio da fome). Desse modo, você chega com menos fome no horário do jantar e come menos na última refeição do dia.

Minimiza a sarcopenia em idosos

Imagem
Imagem: iStock

Utilizamos muito o whey protein em idosos que não consomem muita proteína, principalmente no período da noite, já nessa fase da vida é comum o hábito de "jantar" um café com leite e um pão ou um bolo. Aqui, vale incluir o whey protein no lugar do leite, para aumentar o aporte proteico da refeição.

Quando aumentamos o aporte proteico do idoso e incentivamos a prática de atividade física, prevenimos ou tratamos a sarcopenia.

Muito comum em idosos, a sarcopenia é um problema que ocorre devido à diminuição do tamanho das células musculares, levando a uma diminuição da massa magra e força muscular.

Continua após a publicidade

Como o whey protein tem um sabor suave, acaba sendo bem aceita entre os idosos, além de não precisar mudar muito o hábito deles, principalmente no período da noite.

Imagem
Imagem: iStock

Qual whey escolher?

Quando for comprar seu whey protein, fique atento ao tipo. Como falei, o suplemento pode se apresentar de três diferentes formas dependendo do grau de filtragem e quebra das proteínas presentes: concentrado, isolado e hidrolisado.

O importante é saber que quanto mais filtrado, maior a concentração de proteína, e quanto menor a partícula, melhor e mais rápida sua absorção e utilização.

Se você consegue digerir bem o leite sem alteração intestinal, pode investir em um whey protein concentrado. Sua composição apresenta de 30% a 80% de proteína (dependendo da marca, portanto, dê preferência aos com maior teor de proteína), sendo o restante caseína, gordura e lactose.

Continua após a publicidade

Vale investir no whey isolado caso você tenha dificuldade em digerir o leite e sinta desconfortos ao consumir a bebida. Esse tipo do suplemento é desenvolvido utilizando tecnologias diversas de filtragem, que possibilitam a obtenção de um produto com mais de 90% de proteína do soro do leite e "isolada" dos outros elementos como a caseína, gordura e lactose, porém ele ainda pode conter traços destes elementos.

Se você for intolerante a lactose, o ideal é investir no whey protein isolado e hidrolisado, que passa por processo físico de microfiltração e hidrolisado por processo natural enzimático. Ele não possui lactose nem caseína e tem baixos níveis de carboidrato e gordura. Dessa forma, pode ser consumido por intolerantes à lactose, alérgicos à caseína ou pessoas com algum tipo de dificuldade de digestão.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes