Verônica Laino

Verônica Laino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Beber água, refrigerante ou suco durante as refeições atrapalha a digestão?

Em dias muito quentes, é comum ver todo mundo pedindo uma bebida para acompanhar a refeição. Mas será que isso pode atrapalhar a digestão?

Tudo vai depender do volume ingerido, do tipo de bebida e de como ela é consumida.

Imagem
Imagem: Divulgação

Volume

O consumo de uma grande quantidade de líquido durante o almoço ou jantar pode sim fazer mal, já que pode provocar distensão no estômago e dificultar a digestão.

Outro ponto é que as bebidas têm efeito diferente do provocado por alimentos sólidos sobre o controle da saciedade. O corpo tem maior dificuldade para assimilar as calorias dos líquidos, o que pode favorecer maior ingestão energética total, se a pessoa consumir bebidas com carboidrato.

Agora, se o consumo for uma quantidade pequena, cerca de um copo americano, que tem em torno de 200 ml, geralmente não é prejudicial à saúde.

É muito comum pessoas sentirem muita sede próximo ao horário da refeição. Isso acontece porque a hidratação ao longo do dia está abaixo do que deveria e a pessoa só percebe que está com sede na hora que para de trabalhar para ir se alimentar. Por isso, é fundamental para o bom funcionamento do organismo beber água regularmente entre as refeições, para manter o corpo bem hidratado.

Imagem
Imagem: iStock
Continua após a publicidade

Tipo de bebida

O ideal é sempre evitar a ingestão de bebidas açucaradas, como sucos de caixinha e refrigerantes. Elas contêm grande quantidade de calorias, podendo levar ao aumento de peso e outros problemas de saúde, já que vão fornecer calorias, porém sem dar a sensação de saciedade.

O ideal é sempre preferir água e, se quiser algum sabor, incluir um pouco de limão espremido.

A água pode ser com gás, mas sempre respeitando os 200 ml do copo americano. Se pedir uma garrafa de 300 ou 500 ml, leve o restante para beber no meio da tarde, por exemplo.

Imagem
Imagem: iStock

Como consumir

Algumas pessoas consomem suco, água e outras bebidas para ajudar a engolir os alimentos, esquecendo de mastigá-los bem, o que pode igualmente ser prejudicial à digestão.

Continua após a publicidade

Na hora das refeições, é importante não só mastigar bem os alimentos —afinal o estômago não tem dente—, mas também prestar atenção no sabor, na textura e no aroma da comida.

Por isso o líquido só deve ser ingerido depois que a pessoa já mastigou bem o alimento e o engoliu.

É fundamental lembrar que a mastigação adequada dos alimentos é essencial para uma boa digestão e absorção dos nutrientes. Ao mastigar bem os alimentos, estamos facilitando o trabalho do sistema digestivo e contribuindo para uma melhor saúde geral.

Além disso, ao se concentrar na textura, no sabor e no aroma dos alimentos durante as refeições, estamos nos permitindo desfrutar plenamente da experiência de comer. Lembre-se de saborear cada pedaço, mastigar cuidadosamente e só então, após a correta mastigação, saborear um gole de líquido para acompanhar a refeição. Assim, estaremos cuidando do nosso corpo de forma completa e equilibrada.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes