Verônica Laino

Verônica Laino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Bactérias boas, nutrientes e pH: por que iogurte é melhor que leite?

Apesar de tudo vir do leite, a forma como nosso corpo digere e absorve a bebida e seus derivados é bem diferente, pois tudo depende de como foi processado aquele alimento.

O iogurte se destaca como um excelente derivado do leite, por ser fermentado por bactérias boas. Essas bactérias agem no nosso intestino reduzindo a população de bactérias prejudiciais, fazendo com que haja um reequilíbrio do ecossistema intestinal. Quando temos um equilíbrio saudável entre bactérias boas e ruins nesse órgão, reduzimos a ocorrência de alguns cânceres e doenças inflamatórias intestinais.

Aqui, estamos falando do iogurte natural, aquele feito com apenas dois ingredientes: leite e fermento, nada mais. Não entram aqui as bebidas lácteas cheias de açúcar, corante, flavorizante, nem edulcorante.

Imagem
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O iogurte natural é tão poderoso que existem duas bactéria presentes nele: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus, que ajudam a combater o mau hálito, as cáries e até as doenças das gengivas. Em um estudo, pesquisadores utilizaram o consumo de 90 g de iogurte por seis semanas e observaram uma redução nos níveis de sulfuro de hidrogênio, que causa o mau hálito.

Agora, pensando nas diferenças entre o leite e o iogurte, não é só a adição dos probióticos que se destacam, mas também temos uma diferença de pH e composição nutricional.

O leite é fluído, tem pH de 6,5, já o iogurte natural tem um pH de 4,5. Essa mudança de pH se dá por conta da fermentação dos lactobacilos. Durante essa fermentação é utilizada uma parte da lactose, o que torna o iogurte mais fácil de ser tolerado por pessoas que têm dificuldade em digerir esse açúcar do leite.

Com a redução do pH você tem uma abertura da proteína, ou seja, ela está parcialmente desnaturada, fazendo com que a digestibilidade desse macronutriente fique muito mais fácil. Por mais que o iogurte tenha a mesma composição do leite, essa mudança do pH muda completamente a forma como nosso corpo recebe esse alimento, digere e absorve.

Imagem
Imagem: iStock

Outra vantagem do iogurte é que em um potinho comercial de 170 g nós temos a mesma quantidade de proteína que um ovo, então assim conseguimos variar o cardápio e acrescentar outras fontes proteicas na dieta. Além de ser um produto prático de ser consumido.

Continua após a publicidade

Um bom horário é incluir o iogurte no café da manhã ou no lanche da tarde. Para adoçar, utilize sempre frutas, de preferência frescas, assim você já acrescenta mais nutrientes e fibras à refeição. A adição de sementes deixa ele ainda mais nutritivo e proteico, além de acrescentar gorduras boas que aumentam a sensação de saciedade.

Ao comprar seu iogurte, sempre leia os ingredientes da embalagem. O ideal é ter apenas leite, de preferência pasteurizado, e fermento lácteo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes