Verônica Laino

Verônica Laino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

5 hábitos que você precisa adotar se quer reduzir o peso

Perder peso é uma tarefa desafiadora e requer muito esforço e dedicação.

Por isso, implementar novas atitudes é importante e vai ajudar você a alcançar esse objetivo e emagrecer com saúde e qualidade de vida.

A seguir, mostro cinco hábitos que vale a pena adotar desde já.

Imagem
Imagem: Getty Images

1 - Anote o que você come

Se você é do tipo que segue a dieta direitinho e mesmo assim não vê resultado, está na hora de começar a anotar tudo o que consome.

É muito comum beliscarmos ao longo do dia, sem mesmo perceber. Isso acontece pois estamos cada vez mais atarefados e fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e, assim, acabamos comendo sem prestar atenção na refeição.

Por isso, toda vez que for na copa tomar um cafezinho e pegar somente um biscoitinho para acompanhar, anote. Aquela bala que você come no trânsito? Anote!

Pode parecer besteira, mas no final do dia esses beliscos fora de hora podem somar mais de 10% do seu consumo calórico diário, fazendo com que você saia do déficit calórico e pare de perder peso.

Receita Verônica Laino
Receita Verônica Laino Imagem: Léo Avesani

2 - Coma proteína no café da manhã

É muito importante iniciar o dia com uma refeição proteica e de baixo índice glicêmico, pois é esta refeição que vai ditar como será seu consumo calórico ao longo do dia.

Continua após a publicidade

Quando o objetivo é reduzir peso o ideal é focar em um café da manhã que tenha ovos ou queijo, para ter um bom aporte proteico. Depois prefira uma fruta e controle a porção dos farináceos como pães, biscoitos e tapioca. Eles até podem fazer parte, mas proporcionalmente falando, devem estar em menor quantidade.

Isso vai fazer com que você não eleve sua glicemia após essa refeição e ficará saciado até o horário do almoço e assim vai conseguir controlar a porção do almoço.

No consultório fica bem nítido que pessoas que começam o dia com proteína tendem a furar menos a dieta à noite e com isso reduzem peso de forma mais rápida.

Imagem
Imagem: iStock

3 - Mantenha o foco nas refeições e mastigue bem

Estar presente na refeição, comer sem o uso das telas (celular, televisão e tablet) é essencial para que possamos prestar atenção na comida e mastigar.

Continua após a publicidade

Em média nosso cérebro demora 20 minutos desde a primeira mordida até o momento de se sentir saciado, por isso o mastigar devagar, descansar o talher entre uma garfada e outra, prestar atenção nos sabores e texturas é tão importante.

Reserve pelo menos 20 minutos para fazer sua refeição em um local tranquilo.

Imagem
Imagem: iStock

4 - Beba água

Apesar de ser uma uma dica já batida, muita gente não chega nem próximo do ideal. Muitas vezes estamos cansados, com dor de cabeça, com sintoma que parece fome, mas na verdade nosso corpo está desidratado.

Para saber o quanto de água precisamos consumir basta multiplicar seu peso por 35 ml —então uma pessoa de 70kg por exemplo, precisa consumir: 35 x 70 = 2,450 ml de água. Metade deste volume pode vir de chá, desde que o chá seja feito por você (de forma caseira por infusão ou decocção, não vale chá pronto para beber industrializado) e sem açúcar ou adoçante.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: iStock

5 - Legume e verdura até no final de semana

Esse é o ponto que acho mais difícil: manter um bom consumo de legumes e verduras tanto no almoço, como no jantar, independente se é sábado, domingo, feriado ou dia da semana.

A nossa maior fonte de vitaminas, minerais e prebióticos vem das hortaliças, portanto, se esforce para sempre ter esses alimentos nas refeições e garanta que eles ocupem pelo menos metade do prato. Desta forma, vai conseguir ingerir um bom volume e se manter bem nutrido.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes