Topo

Katleen da Cruz Conceição

Oleosidade faz micropigmentação de sobrancelha durar menos?

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

07/09/2020 04h00

A pergunta desta semana é da Domênica Lucas, ela quer saber: "A micropigmentação de sobrancelha para pele negra dura menos devido a oleosidade maior?"

Micropigmentação é um procedimento estético que consiste em aplicar uma espécie de tinta na pele dessa região para delinear e corrigir possíveis falhas.

Qualquer pessoa, com qualquer tipo de pele (oleosa, mista ou seca), pode fazer a micropigmentação, porém é melhor evitar em gestantes, pessoas diabéticas e alérgicas.

Há o risco de desenvolver alergias à tinta, inflamações, feridas e até infecções por fungos e bactérias.

Duração

A duração da micropigmentação depende muito da pele de cada pessoa. A pigmentação costuma permanecer na pele de 1 a 2 anos. Durante esse tempo, retoques podem ser feitos a cada 6 meses.

No entanto, respondendo a pergunta da leitora, se a pele negra foi muito oleosa, podemos estimar que poderia durar algo em torno de 4 meses, uma vez que a pele oleosa tende a fixar menos o pigmento.

Por outro lado, se você tem uma pele mista, tendendo mais para uma pele seca, dependendo da profundidade e a condição do pigmento, pode durar 1 ano, 1 ano e meio.

Cuidados necessários

Nas primeiras três horas após o procedimento, o ideal é não molhar a região da sobrancelha. No restante do primeiro dia, faça a limpeza da pele aplicando água boricada ou soro fisiológico.

A partir do terceiro dia, utilize um sabonete neutro, duas vezes ao dia para evitar o aparecimento das casquinhas que são comuns em processos de cicatrização.

Nesse sentido também, evite submeter a região à água muito quente que favorece a descamação da pele e reserve uma toalha para usar exclusivamente no rosto para não haver risco de contaminação.

O calor dificulta a cicatrização, sobretudo nos primeiros sete dias. Portanto, não se exponha ao sol e tome cuidado ao usar o secador de cabelo e o forno, por exemplo, para que o vapor não atinja a região pigmentada. Por outro lado, quando for sair durante o dia, abuse do protetor solar.

Uma pele hidratada se mantém saudável, adquire melhor aspecto e consequentemente cicatriza com maior facilidade. Sendo assim, utilize cremes hidratantes faciais diariamente após a limpeza da pele.

Aliás, esse cuidado não deve se restringir apenas no período posterior a micropigmentação, mas pode se tornar uma prática permanente.

Somente nas primeiras 24 após realizar a micropigmentação, cremes hidratantes não devem ser utilizados.

Até que a cicatrização seja concluída, não utilize cremes esfoliantes e/ou produtos ácidos na região da sobrancelha, isso vale também para maquiagens.

E por último, mas não menos importante, utilize pomada cicatrizante ou algum outro produto com o objetivo de auxiliar na cicatrização mais rápida.

É importante utilizar o produto indicado pelo profissional que realizou o procedimento, seguindo rigorosamente também a maneira e periodicidade da aplicação.

Me arrependi, e agora?

A melhor alternativa para remoção completa deste pigmento é a utilização do laser. O laser atua exclusivamente para remover o pigmento da micropigmentação.

Escolha do profissional

A escolha do profissional que vai fazer a micropigmentação é uma etapa bem importante. Agende uma consultoria onde o profissional te explicará todo o procedimento a ser executado fazendo um desenho em sua face para simular como ficaria o resultado final. Só realize o procedimento depois de ter todas as dúvidas sanadas e de aprovar a simulação. Nunca faça um trabalho se não tiver noção de como ficará!

Sempre observe a higiene do local e do profissional. Tudo tem que ser descartado a cada cliente e estar devidamente protegido. Sua saúde tem que estar em primeiro lugar.

Pesquise sobre a qualificação do profissional nas redes sociais dele. O tempo que o profissional dedica ao trabalho e a quantidade de cursos e prêmios que ele possui, comprovam o quanto ele AMA o que faz e busca sempre melhorar. Veja trabalhos dele, de preferência ao vivo, pois fotos podem não ser originais.