PUBLICIDADE

Topo

Pele negra mancha mais? E fica mais escura após o processo de cicatrização?

iStock
Imagem: iStock
Katleen da Cruz Conceição

Médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Rio de Janeiro e especialista pela UFF (Universidade Federal Fluminense), é chefe do Ambulatório de Dermatologia Para Pele Negra da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e do 1º Setor de Dermatologia Para Pele Negra do Grupo Paula Bellotti. Membro da Skin of Color Society e da Sociedade Brasileira de Laser, Katleen esteve à frente do Ambulatório de Dermatologia na Pele Negra e do Ambulatório de Acne e Peeling do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ), onde adquiriu muita experiência com peeling e uso de lasers, principalmente na pele negra.

Colunista do UOL

13/07/2020 04h00

Olá leitor, bem-vindo à minha coluna de estreia em VivaBem. Meu nome é Katleen da Cruz Conceição, sou dermatologista, chefe do setor pioneiro de dermatologia para pele negra do grupo Paula Bellotti e chefe do ambulatório de dermatologia para pele negra da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Meu foco aqui é tirar dúvidas sobre pele, principalmente pele negra, por isso, se você tem qualquer pergunta, envie para o email vivabemuol@uol.com.br ou através do Instagram de VivaBem (@vivabem_uol), que terei prazer em respondê-la.

As perguntas que eu respondo hoje chegaram via Instagram.

Por que a pele negra tem mais tendência a manchas?

A pele negra, por ter maior quantidade de melanina, tende a manchar com mais facilidade. Logo, as pessoas de pele negra podem manchar após um peeling, uma picada de mosquito ou acne, por exemplo. Por isso, é importante o uso de filtro solar, principalmente com cor, para proteger-se contra a luz visível. A orientação é de passar o filtro de três em três horas, e também nos dias nublados e chuvosos, e dentro de casa.

Por que a pele negra fica mais escura após a cicatrização de um machucado?

Também devido à maior quantidade de melanina, a pele pigmenta com facilidade e o local escurece.

Como amenizar manchas de foliculite no bumbum?

A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos, que pode acometer a qualquer um em qualquer momento da vida. Pessoas negras, asiáticas, obesas ou com baixa imunidade, no entanto, estão mais propensas. Para amenizar, recomendo a esfoliação do local durante o banho duas vezes por semana e o uso de hidratante depois.

Vale lembrar que a principal causa da foliculite é a infecção por uma bactéria, mas o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos também podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.