Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Vai iniciar na musculação? Veja quantas vezes treinar para obter benefícios

Nas próximas semanas, muitas pessoas vão se matricular na academia com o objetivo de deixar o sedentarismo, ter mais saúde, emagrecer, ganhar músculos.

Dar esse pontapé inicial é ótimo, especialmente se você tiver em mente que cada cada treino completado o deixa mais próximo de seus objetivos.

O começo não precisa ser algo difícil e demorado. Para um iniciante na musculação obter resultados, são suficientes dois a três treinos por semana —sempre com um dia de descanso entre eles.

Isso permite que o corpo se adapte gradualmente ao estresse do treinamento de força, dando tempo para a recuperação muscular. O descanso é crucial para o crescimento e a reparação muscular, além de ajudar a prevenir lesões.

Após dois ou três meses, à medida que você se torna mais experiente e o corpo se adapta, aumente a frequência dos treinos gradualmente. Nessa fase, o ideal é treinar de quatro a cinco dias por semana, alternando os grupos musculares para permitir que o corpo se recupere adequadamente e evitar o esgotamento excessivo. Exemplo: trabalhe pernas e ombros num dia; costas e bíceps no outro; e peito e tríceps no outro.

Isso permitirá uma variedade maior de exercícios e intensidades, ajudando a promover o crescimento muscular e a força.

Procure aumentar a carga (peso) dos exercícios aos poucos e evite faltar nos treinos. A constância e a progressão gradual são fundamentais para alcançar resultados consistentes e melhorar o condicionamento físico.

Benefícios da musculação

O treino de musculação oferece uma ampla gama de benefícios para o corpo e a saúde em geral, incluindo:

Continua após a publicidade

1. Aumento da força muscular, melhorando a capacidade funcional no dia a dia.

2. Hipertrofia muscular, resultando em um corpo mais tonificado e definido.

3. Melhora da composição corporal —ou seja, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal.

4. Fortalecimento dos ossos, o que ajuda a prevenir osteoporose e reduzir o risco de lesões.

5. Aumento do metabolismo. Nosso organismo gasta calorias para recuperar e manter os músculos. Portanto, o seu corpo passa a queimar mais calorias até quando está em repouso.

6. Melhora da saúde cardiovascular. Além dos exercícios aeróbicos, a musculação pode contribuir para a saúde do coração e a redução do risco de doenças cardiovasculares.

Continua após a publicidade

7. Melhora da postura e do equilíbrio. Auxilia na correção da postura e no equilíbrio corporal.

8. Saúde mental em dia. O treino ajuda a reduzir o estresse, a melhorar o humor e a autoestima, além de promover maior disciplina e foco.

Os benefícios variam de acordo com a frequência, intensidade e individualidade de cada pessoa, mas a prática regular de musculação geralmente traz resultados positivos para a saúde física e mental.

Seja constante, confie no processo e celebre cada pequena conquista. O seu sucesso na musculação começa com o primeiro movimento. Vamos lá, você é capaz

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes