Topo

Ageless

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mitos e verdades sobre gravidez na maturidade, como a de Claudia Raia

Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Colunista do UOL

23/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Meu deus, eu tô grávida, como é que aconteceu isso?", disse Cláudia Raia esta semana ao anunciar, no Instagram (me siga lá também @silviaruiz_ageless), que espera seu terceiro filho, aos 55 anos. Com um misto de comemoração e perplexidade, essa também é a pergunta que muita gente começou a fazer: como uma gravidez inesperada pode ter acontecido nessa idade? Isso é possível?

Apesar de já ter declarado que fez congelamento de óvulos há alguns anos porque teria vontade de ter mais um filho, Claudia deu a entender que, neste caso, o processo ocorreu naturalmente, isto é, sem intervenções médicas como fertilização in vitro. Ela também já contou aqui, em 2020, que estava fazendo reposição hormonal para aliviar os sintomas da perimenopausa.

Antes de mais nada, é preciso entender que essa é a fase em que nossos ovários começam a entrar em falência e a reduzir drasticamente a produção dos hormônios estrogênio e progesterona. Isso não impede que em alguns momentos a gente tenha uma ovulação (e possa até engravidar). Mas o fato é que o corpo está se preparando para deixar a fase reprodutiva.

O período mais próximo do ideal para uma gestação, segundo a medicina, seria quando a mulher tem entre 18 e 35 anos. Sabemos que hoje muitas mulheres adiam a maternidade e há recursos médicos para tornar isso possível. Mas também há mais riscos e custos envolvidos (que podem chegar a alguns milhares de reais).

É possível engravidar na perimenopausa?

"Sim, enquanto a mulher estiver no climatério, na transição para a menopausa, que é decretada depois de 12 meses consecutivos sem a mulher menstruar, pode acontecer, mas a taxa de gravidez nessa fase é baixíssima. Mas, como pode eventualmente acontecer, as mulheres nessa fase ainda precisam se preocupar com métodos contraceptivos, para não haver surpresas", diz a ginecologista do Hospital do Servidor Público Isabela Barbosa. Lembrando que a perimenopausa e os sintomas como calores, insônia, ciclo menstrual irregular podem começar até sete ou oito anos antes da interrupção completa da menstruação.

Enquanto houver menstruação (e ovulação), pode acontecer uma concepção natural, mas para se ter uma ideia, abaixo dos 30 anos, a chance de uma mulher engravidar em um ano é de 25%. Dos 40 aos 44 anos, essa taxa cai para 8%. E depois dos 44 ela cai ainda mais, para 2%.

É possível engravidar na pós-menopausa?

Nesse caso, é impossível engravidar naturalmente. Depois de 12 meses sem menstruar a mulher deixa de ovular completamente. E inclusive pode deixar de usar qualquer método contraceptivo. Mas é possível recorrer ao tratamento de reprodução assistida. "Se a mulher tiver congelado óvulos quando mais jovem, é possível fazer uma inseminação com o esperma do parceiro usando esses óvulos", diz Isabela. "Há também a possibilidade de recorrer à ovodoação e à doação de embriões." Ou seja, nesses casos a mulher vai gerar um bebê a partir do óvulo de outra mulher ou de um embrião já concebido, já que o seu corpo já não produz mais seus próprios óvulos.

A gestação na menopausa é segura?

Para que uma mulher na menopausa possa gerar um bebê, o corpo e o útero devem ser preparados antes. Até porque a taxa de sucesso de uma inseminação também vai reduzindo conforme a mulher envelhece. "A taxa de aborto nessa fase também é mais alta. Além disso, as taxas de alteração cromossômica nas mulheres depois dos 40 anos vão ficando mais altas", explica a médica. A taxa de abortamento para mulheres acima de 44 anos é de 60% segundo ela. Então a verdade é que, embora possível, trata-se de uma gestação de alto risco.

A conclusão é que, se você ainda está na perimenopausa e não quer engravidar, não deixe de discutir com seu médico sobre o melhor método anticoncepcional para você. Mesmo que você faça terapia de reposição hormonal, por exemplo, é preciso usar algum método contraceptivo para evitar uma gravidez indesejada. Por outro lado, se tiver desejo de gerir um bebê, é importante se planejar. Dificilmente a gestação vai acontecer como foi com Claudia Raia. "É uma situação raríssima", diz Isabela.

Aqui do Ageless, desejamos aos papais Claudia e Jarbas muita saúde e alegria com a nova vida.