Ageless

Ageless

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Aprenda com Ivete Sangalo: 4 estratégias para lidar bem com a menopausa

Veveta deu uma verdadeira aula sobre cuidados com a menopausa ao participar do CadyCast, o podcast do marido, Daniel Cady, na última segunda-feira (5).

A cantora contou sobre sua jornada pelo climatério para os ouvintes de Daniel, com quem é casada desde 2011 e com quem tem três filhos: Marcelo Cady, de 14 anos, e as gêmeas Marina e Helena, de 5 anos.

"A primeira coisa que pensei foi: quero viver para tirar minhas conclusões. É preciso viver as situações, este é o conselho que eu dou para as pessoas", disse ela ao ser perguntada sobre essa fase. "É viver a experiência dentro das minhas possibilidades. Preferi vivê-la."

Ivete contou que teve alguns perrengues, como calorões, mas que tem sentido que as coisas estão mais controladas com uma série de cuidados que ela vem tomando com o corpo e o estilo de vida.

De fato, todos os cuidados que Ivete vem tendo com a saúde são as recomendações dos especialistas em saúde e menopausa para aliviar os sintomas. Então, se você vem passando por essa fase, inspire-se nestes cuidados de Veveta:

1. Alimentação

"É dele [corpo] que vamos tirar recursos físicos e emocionais. Minha família superou muitas coisas a partir da comilança. O amor estava muito embolado com prazeres da comida. Minha família amava e vivia por aquilo, mas também morria por aquilo: meu pai teve uma vida muito curta, minha mãe, meus irmãos que se submeteram à bariátrica."

Hoje, Ivete diz que cuida do que coloca no prato, com equilíbrio. Não deixa de comer algo mais calórico ou menos saudável vez ou outra, mas no dia a dia é alimentação saudável. O mesmo ela diz sobre o álcool. Deixou o vinho para uma ou outra ocasião, não um uso frequente.

Uma dieta rica em alimentos integrais, como frutas, legumes, cereais integrais, proteínas de alta qualidade e laticínios, pode reduzir os sintomas da menopausa, segundo estudos.

Continua após a publicidade

Consumir fitoestrógenos (sementes de linhaça, soja, sementes de gergelim) e gorduras saudáveis, como ácidos graxos ômega-3 de peixes (presente em sardinhas e salmão), também ajuda.

É fundamental controlar o consumo de açúcar, alimentos processados ricos em carboidratos, álcool, cafeína e alimentos ricos em sódio. Essas mudanças na dieta podem ajudar a tornar essa transição importante em sua vida mais fácil.

2. Atividade física

"Fui aprendendo, porque a gente tem que se preparar emocionalmente. Aprendi muito com meus fãs de dar amor sem nada em troca. Fui aprendendo que, quando você exercita essas substâncias no seu cérebro, vai pro resto do corpo. A gente já sabe o que pode e o que não pode. A gente tem que saber o que a gente quer pra gente. Para cada escolha, é uma renúncia."

Ivete diz que não tem muito ânimo muitas vezes para se exercitar, mas vai mesmo assim, como eu costumo dizer, "na força do só vai".

Ela está certíssima, estudos mostram que mulheres que fazem atividade física regular sentem menos sintomas.

Continua após a publicidade

Musculação é especialmente importante nessa fase, para manutenção de massa magra. Exercícios ajudam nos níveis de densidade óssea e boa saúde mental. A osteoporose, o maior problema em mulheres mais velhas, pode ser controlada com exercícios.

3. Reposição hormonal

"Tem essa coisa de personalizar a situação. Medicina não trata o macro: ela vai na questão da pessoa. Todo tratamento perpassa na emoção do paciente. Não dá pra trabalhar uma situação que só está no livro."

Ivete conta que faz reposição hormonal, que é considerada a melhor opção de tratamento para as mulheres na menopausa (trombose, câncer de mama e de endométrio e doenças cardiovasculares prévias, como infarto e AVC são contraindicações para o tratamento), de maneira individualizada e com doses adequadas para suas características e necessidades.

"A reposição hormonal é um tratamento muito eficaz se bem conduzido, isto é, com a medicação apropriada e utilizando as menores doses necessárias para a melhora dos sintomas", recomenda a endocrinologista e nutróloga Vânia Assaly.

4. Cuidado com o sono

Ivete conta que sua maior dificuldade é ser regrada com o sono, mas ela se esforça porque sabe que faz diferença.

Continua após a publicidade

"Péssima. Acho que a única coisa que ainda não consegui por conta da minha rotina. Trinta anos sendo cantora. A maior luta, o maior embate comigo mesma, é o sono. Aprendi a trabalhar meu criativo à noite, energia é toda à noite. E não sou da farra, sou caseira. Adoro dia, mato, atividade ao ar livre. Rezo muito, adoro orar, peço muito a Deus, mas aprendi uma respiração que vira um mantra e, quando você vê, você dormiu."

Ter um ritual do sono é também uma recomendação de especialistas para melhorar a insônia: evite refeições pesadas antes de dormir; minimize a exposição à luz ao anoitecer; crie um ritual relaxante antes de dormir (como rezar, meditar); mantenha eletrônicos fora do quarto e siga um horário regular de sono.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes