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Adriana Miranda

Seu corpo implora por mais água e você nem percebe

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Adriana Miranda

Aos 62 anos, ela é palestrante e entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Procuradora aposentada do estado de São Paulo, está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

Colunista do UOL

26/02/2020 04h00

Que a água é importante para a saúde, todo mundo já está cansado de saber, né? No entanto, mesmo sabendo de sua importância, algumas pessoas ainda preferem trocar a água por um copo de refrigerante ou suco, sem ter consciência do mal que estão fazendo a si mesmos.

E pior, muitos nem fazem ideia dos sintomas que o corpo apresenta quando não se tem o costume de se hidratar corretamente. Por isso, quero compartilhar com você 5 sinais que o corpo manifesta quando estamos precisando ingerir mais água, assim você vai saber que é hora de oferecer a ele a água que ele tanto precisa, e merece!

  • Pele seca

Vamos desconstruir agora a ideia de que pele seca está associada aos dias de inverno, ok? Uma pele ressecada, na maioria das vezes, é falta de consumo de água. Por isso, não basta apenas utilizar um hidratante corporal, isso não resolverá o problema. Quando a pele resseca, é um sinal de que o organismo está implorando por água. Neste caso, dê ao corpo o que ele está pedindo e de fato o mantenha hidratado.

  • Inchaço

A retenção de líquidos, que normalmente nos faz sentir inchados, é ocasionada pela temida duplinha: excesso de sódio e falta de água. Ou seja, livre-se do inchaço com mais água e menos sal. Consumindo mais água, você estará estimulando os rins e melhorando a circulação, o que ajudará a eliminar as toxinas presentes no corpo e, consequentemente, reduzirá a retenção.

  • Metabolismo lento

A falta de água faz o metabolismo trabalhar lentamente. Se você está de dieta e, mesmo assim, não consegue emagrecer, pode ser falta de água, acredite! Afinal, é a água que auxilia na absorção dos nutrientes e estimula o funcionamento do organismo, além de ter uma função diurética.

  • Imunidade baixa

Mesmo antes de sentir sede, BEBA ÁGUA! Essa é a melhor forma de você manter seu corpo hidratado e não correr o risco de ficar com a imunidade baixa. A ingestão de muita água melhora a resistência física e elimina as toxinas do organismo e, consequentemente, previne doenças.

  • Prisão de ventre

Um problema muito comum e que afeta a maioria das mulheres pode ser solucionado apenas com maior ingestão de água, dá pra acreditar? A falta de consumo de água torna a digestão mais lenta e pode ainda provocar acúmulos, provocando prisão de ventre. Então não se assuste quando ouvir alguém dizendo que segue uma dieta rica em fibras, mas mesmo assim tem o intestino preso. Pode ser falta de água!

Agora, a pergunta que não quer calar: quantos litros de água ingerir por dia?

De acordo com alguns profissionais da saúde, o cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 60 kg deve tomar 2,1 litros de água por dia (o equivalente a 10 ou 11 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos).

Deixo aqui um desafio para você: comece hoje a criar o hábito de levar para todo lado uma garrafinha de água. Essa deve ser uma rotina que você não pode esquecer de manter. Hidrate-se!

E lembre-se: sempre consulte um médico para saber o que é melhor e mais adequado para você.

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 63 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

Adriana Miranda