Como manter a pele firme e jovem ao longo dos anos

O colágeno é uma proteína cuja principal função é sustentar a pele, além de unhas, ossos, cartilagens e ligamentos. Como se tudo isso já não bastasse, o colágeno também auxilia no bom funcionamento do intestino, porque ele tem um aminoácido, a glicina, que melhora as células intestinais.
Ele representa cerca de 30% das proteínas totais do nosso corpo.
O processo de envelhecimento diminui a produção interna desta substância, o que resulta na perda de elasticidade da pele, aparecimento de rugas e diminuição da espessura do cabelo. Além da parte estética, a deficiência do composto afeta ainda as articulações e os ossos.
A partir dos 25 anos, a perda de colágeno é de, aproximadamente, 1% ao ano; aos 50, a produção passa a corresponder apenas a 35% do total necessário.
Mulheres que já estão na menopausa sofrem ainda mais com essa falta de colágeno, já que há uma redução das células responsáveis pela fabricação da substância.
A questão do suplemento é polêmica, eu sei. Alguns especialistas dizem que consumir colágeno não garante a melhora da pele, já que a substância será digerida e os aminoácidos podem ser usados pelo organismo para qualquer função que o corpo necessite.
No entanto, também há especialistas que defendem que a ingestão de suplementos de colágeno pode contribuir para a melhora da elasticidade da pele e redução de rugas. Enfim, eu tomo colágeno hidrolisado há muito tempo e acredito que me ajuda muito a manter a pele firme e jovem até hoje!
Consulte seu nutricionista para saber mais sobre a reposição do colágeno!
*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 62 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube