Topo

Michelle cita Bíblia, elogia mulheres femininas e diz que percorrerá país

Carla Bridi

Colaboração para Universa, em Brasília

21/03/2023 15h46

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro assumiu nesta terça-feira (21) a presidência do PL Mulher, núcleo feminino do Partido Liberal. Em evento em Brasília, o programa Mulher que Faz Acontecer foi lançado pela sigla, que receberá inscrições de mulheres de todo o país. O foco são projetos "que alcançam outras pessoas", de acordo com o PL. As vencedoras receberão visitas de Michelle ao longo do ano, quando ela deve viajar pelo país para tentar agregar mais mulheres ao partido.

O evento contou com lideranças e congressistas do PL, como o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, os deputados Eduardo Bolsonaro e Altineu Côrtes, e a deputada Soraya Santos, que passou a presidência do PL Mulher a Michelle. Deputadas federais, como a indígena Silvia Waiãpi e Amália Barros, que tem deficiência ocular —ambas do PL, participaram de painéis de discussão do evento.

O encontro contou com diferentes painéis e mulheres para debaterem temas relacionados a gênero. Em determinado momento, ao receber convidadas, Michelle elogiou as mulheres "lindas, femininas e cheirosas". O último painel, que debateria violência contra a mulher, foi cancelado de última de hora —teria a participação da deputada federal Julia Zanatta (PL-SC), que postou uma foto segurando uma arma e fazendo referência ao presidente Lula (PT).

O ex-presidente Jair Bolsonaro participou em chamada de vídeo ao vivo, dos Estados Unidos. Ele se emocionou em diversos momentos ao dizer que se trata "de um momento difícil para o país". A plateia também cantou parabéns a Bolsonaro, que completa 68 anos nesta terça.

Michelle pediu em seu discurso a união de forças para maior participação das mulheres na política brasileira. "Darei o melhor de mim para o crescimento efetivo da participação das mulheres na política brasileira. Temos que unir forças, temos que juntar e não separar, essa é uma nova fase do PL Mulher".

Evangélica, Michelle citou a Bíblia em diversos momentos do evento e abraçou uma pastora enquanto discursava. "Cito as mulheres da Bíblia, que nos ensinaram pilares como fé, esperança e amor. Vamos ocupar o espaço da política, que é nosso por direito."

Homens como protagonistas em evento feminino

Apesar de o evento ter sido promovido com foco no núcleo feminino do PL, o protagonismo acabou sendo masculino. Como um reflexo da baixa representação feminina na política, os quatro primeiros discursos do dia foram feitos por homens. Valdemar Costa Neto, Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, Eduardo Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro abriram os discursos antes que Soraya Santos pudesse pegar o microfone.

A ex-presidente do PL Mulher, inclusive, fez uma brincadeira ao dizer que não iria entregar o microfone pois os homens já haviam falado bastante e aquele era o momento de as mulheres terem suas vozes escutadas.

Michelle e Soraya tentaram exaltar a força das mulheres e destacar o protagonismo feminino, mas houve espaço até para um momento polêmico envolvendo o deputado federal Nikolas Ferreira, que foi acusado de transfobia no dia 8 de março por sua fala no Congresso após vestir uma peruca e se apresentar como "Nikole".

Em dado momento, Valdemar da Costa Neto chamou o deputado ao palco e afirmou que Nikolas iria explicar para as pessoas presentes o que era ser mulher. Após o episódio, a plateia, predominantemente feminina, caiu nas risadas.

Evento sem diversidade

Apesar de o público presente no evento ser majoritariamente feminino, no palco a realidade foi um pouco diferente. A maioria das falas foram feitas por homens que compõem o núcleo forte do PL e, em questão de raça, o público era quase que 100% composto por pessoas brancas.

As únicas exceções que levaram um mínimo de diversidade ao evento foram as deputadas indígena Silvia Waiãpi, Mariléia de Paula, que é uma mulher negra, e a deputada Amália Barros, que representou pessoas PCD.

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: