Topo

Como uma simples almofada pode aumentar o prazer - no sexo e na masturbação

Motortion/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Motortion/Getty Images/iStockphoto

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa, em São Paulo

23/11/2022 04h00

O prazer sexual pede novidades como estímulo, pelo menos vez ou outra. O bom é que turbinar o momento de intimidade - a sós ou com companhia - não requer muitos apetrechos. Uma simples almofada ou um travesseiro basicão podem ser bem úteis nessas horas.

Tanto que a sexóloga Stephanie Seitz, da INTT Cosméticos, afirma que tais itens costumam estar entre os primeiros acessórios usados pela mulher para sentir novos estímulos e conhecer o próprio corpo - às vezes, até acidentalmente. "Mesmo estando no século 21, muitas ainda não exploram seu corpo e, com isso, acabam não tendo autonomia sobre seu prazer. O uso do travesseiro permite aprender seus pontos de prazer e a guiar o orgasmo, sem depender de ninguém", diz a especialista.

Sozinha ou acompanhada

Quem busca prazer sem companhia, pode apostar nas almofadas para a masturbação. "Ao ser encaixado na posição correta, elas possibilitam à mulher sentir um novo estímulo por conta do contato direto na região íntima, de uma forma sutil e deliciosa", diz Stephanie.

Caso haja desconforto em se tocar com as próprias mãos, apostar nesse item igualmente costuma dar certo. Para a sexóloga Natali Gutierrez, do sexshop Dona Coelha, vale se esfregar ou até mesmo montar nas espumas, promovendo um atrito prazeroso.

"Ainda pode potencializar a experiência colocando um sextoy dentro da almofada ou travesseiro. Além de se esfregar no tecido, a pessoa sentirá as vibrações, o que será muito interessante", afirma a especialista.

Os objetos também podem ser incluídos na vida a dois. Neste caso, Natali esclarece que, talvez, a fricção não funcione bem, mas almofadas e travesseiros são capazes de potencializar as posições escolhidas pelo par.

"Em um posição de quatro apoios, colocando três ou quatro travesseiros embaixo da pelve ou até da barriga, isso faz com o que bumbum fique mais empinado e traz outras sensações na hora da penetração ou no estímulo clitoriano, porque muda-se o ponto que está em evidência", ensina a profissional.

Da almofada para o orgasmo

De acordo com a sexóloga Cissa Aguiar, a almofada pode dar um 'up' tão significativo ao sexo, a ponto de levar a mulher ao ápice do prazer. "Pelo fato de criar ângulos que permitem a penetração mais profunda e a estimulação de áreas, como o ponto G e o clitóris, ajuda a provocar orgasmos mais potentes", garante.

Justamente por esse sucesso, o mercado erótico criou versões chamadas de almofadas sexuais. Segundo a especialista, o produto costuma ser mais grosso que os travesseiros tradicionais para dar um suporte extra às costas, glúteos e quadril, independentemente da posição escolhida.

Posições mais adequadas

Pensando em formas de turbinar o uso desses objetos, as sexólogas listam e explicam algumas posições em que almofadas e travesseiros são mais que bem-vindos para aquela dose extra de prazer.

Papai e mamãe power

A posição mais conhecida pode ficar ainda melhor se almofadas ou travesseiros forem colocados embaixo do quadril de quem está deitado, elevando a pessoa. Assim, o encaixe perfeito acontecerá proporcionando maior tesão. Vale, principalmente, para potencializar um pênis menor.

Cavalgada

A ideia é simples e prática para quem está sem companhia no momento: apoie a almofada na cama ou sofá e monte sobre ela, como se fosse um cavalinho. Ao encontrar a posição mais confortável, é só começar a 'cavalgar'.

Vai e vem

Parecida com a cavalgada, nesta posição, a almofada deve ser colocada na quina da cama e ser bem apoiada na região clitoriana. Verifique se a espuma está cobrindo tudo para não se machucar e comece o movimento de vai e vem. Também é ótima para o sexo solo.

Esfrega-esfrega

Mais uma dica para as solitárias: ao se deitar de barriga para cima, o travesseiro deve ser colocado em contato com a vulva. Com as duas mãos, basta esfregá-lo na região. Caso tenha uma almofada por perto, o prazer pode ser maior, já que permite mais mobilidade por conta do tamanho.

A porta de trás

Quando há companhia e vontade de sexo anal, a sugestão é deitar de lado e colocar o travesseiro entre as pernas. Isso porque o encaixe permite um maior relaxamento da região posterior, essencial para se ter mais conforto e sentir menos dor durante a penetração.

Sentada sem cansar

Sentar sobre o par durante a penetração pode ser cansativo, a ponto de as pernas tremerem pelo esforço. Desse modo, colocar um travesseiro ou almofada de cada lado permitirá uma posição mais cômoda, já que permite ficar mais alta e garantir conforto para os joelhos. Com isso, até a penetração poderá ser mais profunda.

Cuidado com as peças

Stephanie lembra que, para uma masturbação segura, é fundamental manter a lavagem do travesseiro em dia. "Opte sempre por amaciante e sabão em pó próprios para lavar roupas delicadas, assim, as chances de uma alergia são menores", adverte.

Outro alerta importante feito pela sexóloga é com relação ao modelo do objeto para evitar acidentes, por exemplo. Modelos mais duros e que levem botões ou outros acessórios podem machucar a região, por isso, ela indica opções macias, lisas e, de preferência, maiores.

Também vale atenção extra em relação à frequência. Segundo a especialista, pode acontecer de o corpo se viciar em um único estímulo, portanto, é sempre bom variar nas formas de prazer.

"Varie com as mãos, vibradores ou par, fazendo com que nosso corpo seja receptivo não a um, mas a diversos estímulos", conclui.